domingo, 3 de outubro de 2010

Eunício e Pimentel são eleitos. Tasso fica fora do Senado



Os deputados federais Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT) foram eleitos senadores da República na eleição realizada hoje (03) em todo o Ceará. O primeiro já havia ultrapassado o senador Tasso Jereissati (PSDB) na última pesquisa Datafolha, divulgada na última sexta-feira (01). E o segundo aparecia em terceiro lugar. O que configura a grande surpresa para o Senado.
O certo é que, já é tradição no Ceará, o eleito para o governo do Estado eleger, a tira-colo, os seus representantes para o Senado Federal. Com a vitória de Cid para mais um mandato a frente do Palácio Iracema, Eunício e Pimentel também conquistam suas vagas.
Vale frisar que a votação de Eunício Oliveira para o Senado foi a maior da história política recente do Ceará, atingindo mais de 35% dos votos válidos. Tanto ele, como Pimentel, vão compor junto com o senador Inácio Arruda (PCdoB) a bancada cearense na Câmara Alta da República. Ou seja: três senadores da base aliada que hoje dar sustentação ao governo Lula e, muito provavelmente, poderá ser situação num provável governo Dilmista ou oposição caso se confirme a vitória do tucano José Serra.
No Icó, Eunício foi votado pelos dois candidatos a deputado estadual e ex-prefeitos, Neto Nunes (PMDB) e Jaime Júnior (DEM). Os dois trabalharam para o peemedebista e para o senador derrotado Tasso Jereissati, do PSDB. José Pimentel, nesse município, só teve apoio do PT local e alguns icoenses ilustres e que são políticos respeitados na cidade, como o advogado Fabrício Moreira (PHS) e ex-vice-prefeito.

Parabéns aos eleitos!!!

* Na foto 1, o mais votado candidato a senador pelo Ceará, deputado federal Eunício Oliveira, do PMDB e natural do município de Lavras da Mangabeira. Ao lado dele, o sobrinho e deputado estadual eleito, Danniel Oliveira, do PMDB e filho da atual prefeita de Lavras da Mangabeira, Dena Oliveira. Dentre os 46 deputados estaduais eleitos, o jovem Danniel é o único parlamentar estadual eleito na Região Vale do Salgado, a mesma região que tem o município de Icó como sede-pólo. Nessa cidade, Danniel teve o apoio do vereador Ítalo da Paz (DEM) e do bancário De Assis Pereira, um ilustre cidadão icoense.