domingo, 3 de outubro de 2010

Exercício de Cidadania. Já exerci!

Já exerci o meu ato cívico. Pela primeira vez, votei de acordo com as minhas preferências. Ninguém me pediu e, muito menos, me obrigou a votar em candidato A ou B. Todas as minhas escolhas partiram de minha própria consciência.
A seção estava num clima tranquilo, sem muitos eleitores esperando o seu momento para votarem. Foi rápido e agora é esperar chegar às 17 horas e o início da apuração. Que vençam os candidatos que obtiverem a maior votação. Afinal, a partir de 01 de janeiro serão os nossos governantes e representantes legislativos. Espera-se que para a Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados, a renovação seja grande. Porém, com a diminuição de algumas bancadas e o crescimento de outras. O PSB, no Ceará, deverá ser a maior bancada. Já o PSDB passará de 15 deputados estaduais para somente sete, segundo alguns analistas políticos.
Agora há pouco, o procurador regional eleitoral, Alessander Sales, concedeu entrevista a jornalista Pâmela Lemos, para a "Hora da Notícia", da TV Diário, onde afirmou categoricamente que os votos dos candidatos "fichas sujas" irão ser computados em separado. E só depois da decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF) no que diz respeito a Lei da Ficha Limpa é que saberemos como ficará a situação desses postulantes, que de limpo não possuem nada. Ou seja, os votos de um certo candidato de Icó a deputado estadual, ex-prefeito desse município, serão considerados nulos, até que saia o veredicto final.
Também na TV Diário, direto da seção do Colégio Senhor do Bonfim, uma das maiores do município de Icó, o repórter Emanuel Montenegro, fez um link para a "Hora da Notícia", onde afirmou que a eleição nessa cidade ocorre de forma tranquila, com algumas polêmicas pontuais e que já foram resolvidas. Algumas urnas eletrônicas no início da votação deram problemas, sendo contornadas pelo cartório eleitoral.
Estaremos aqui aguardando o resultado final da apuração. E seja qual for o resultado, respeitaremos da melhor maneira possível. Afinal, vivemos numa democracia. Que todos os eleitos sejam capazes de trabalhar para amenizar os problemas do Brasil e, em especial, do Ceará. É nisso que acredito!