domingo, 3 de outubro de 2010

Cid Gomes é reeleito governador no primeiro turno


Cid Gomes (PSB) foi eleito, com folga, governador do Ceará na eleição de hoje (03). Com mais de 61% dos votos válidos, o socialista terá mais quatro anos pela frente para administrar o Estado. Apenas o primeiro turno foi suficiente para elegê-lo.
A grande surpresa foi o inverso entre as candidaturas de Marcos Cals (PSDB) e Lúcio Alcântara (PR). O primeiro surpreendeu e ficou em segundo lugar. Já o republicano ficou em terceiro lugar, desqualificando os resultados das pesquisas que o apontavam na segunda colocação. E deu o contrário.
A festa, nesse momento, no comitê de campanha de Cid em Fortaleza está animada. Espera-se a presença dele para conceder uma entrevista coletiva aos jornalistas que estão de plantão no recinto. A partir de 01 de janeiro será um outro governo e especula-se que a grande maioria de seu secretariado não permaneça, como é o caso do secretário Roberto Monteiro, da Segurança Pública e Defesa Social, considerada uma das áreas mais críticas da atual gestão.
Nesse segundo governo, Cid priorizará projetos como a Copa 2014 e o Aquário, tão polemizado durante a campanha pelos seus opositores, principalmente, pelo candidato Marcos Cals, que ao invés do Aquário prometeu construir 100 escolas de tempo integral.
Resta saber como se comportará o PSDB daqui em diante. Pelas derrotas deve, sim, ser oposição ao segundo governo cidista, diferentemente, do primeiro, quando foram aliados por mais de três anos, inclusive, participando de duas secretarias, a do Turismo, com Bismark Maia e que continua na administração estadual, e o próprio Marcos Cals, que comandou a Secretaria de Justiça e Cidadania. Por sua vez, o PSDB elegeu oito parlamentares estaduais, diminuindo a sua bancada. O Blog já havia anunciado que os tucanos fariam de sete a oito deputados para a Assembleia Legislativa.
O certo é que Cid ganhou a queda de braço contra os seus adversários e governará novamente o Estado. Democraticamente, ganhou a eleição.