segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Artigo: Icó completa mais um ano dormindo em berço esplêndido*

Fico sem saber até por onde fazer o intróito, porque procuro palavras neste nosso vocabulário para descrever a passagem de comemoração dos 168 anos da emancipação política do nosso querido torrão. Quero colocar os mais belos adjetivos para falar de te Icó, cidade secular, linda por natureza e abençoada pelos mais variados santos e, principalmente, por Deus. Os quais renovam a fé de cada icoense.

Todos nós fazemos parte desta estória e historia, cada um sem distinção, somos filhos dessa “Princesa do Sertão”, em cada pedaço de terra há uma marca, desde o passado, passando pelo presente; olhando para o futuro.

Icó dorme em berço esplêndido para não se acordar e ver sua casa e seus filhos em contrastes e contradições padecendo há quase trinta anos, ela preferiu ficar assim, dormindo, enquanto seus filhos não se conscientizarem do que estão fazendo com ela.

Alguns de pouca fé, que, não se entusiasmam, acho porque já tentaram tanto e ela não acorda, aí pensam em desistir dizendo: “Icó não tem mais jeito”; outros mais esperançosos, aguerridos com uma pujança de pensamento e coração, sangue novo, surgem para dizer: “Acorda Icó, a tua luta, sua magnitude, não pode chegar ao fundo do poço!”; outros pensam para o lado individualista pronunciando: “Está tudo bem, está tudo dando certo para mim, vou muito bem, obrigado”. Também, tem aqueles que são engraçados, chegando a rir de sua própria ingenuidade e diz: “Tô nem aí!”.

Então, em qual filho você se enquadra? Precisamos acordá-la, colocá-la em seu rumo como bem escreveu o jovem icoense, Yuri Guedes, “temos que retorná-la ao seu trono de direito e de fato”.

O nosso torrão está acima de tudo, dessas indiferenças, dos fuxicos nas esquinas, do contraditório partidário, onde envolve a paixão e o ódio temporário.

Cada um deve fazer sua parte, nossa contribuição coletiva é indispensável para ela começar a sonhar e acordar em seu deleite de ter visto que seus moradores fizeram o seu dever de levar a cada rincão o prazer de ser icoense.

Bradaremos todos juntos nesta data especial: TENHO ORGULHO DE SER ICOENSE!

VIVA O ICÓ! VIVA AO POVO!

PARABÉNS MEU ICÓ!!!


*Victor Luiz Monteiro Pontes
Bacharelando em Direito