quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Diário do Nordeste retrata abandono do turismo em Icó


Ao ler a reportagem no Site Icó é Notícia intitulada "O subaproveitamento do sítio histórico de Icó causa perda de turistas", publicada no último domingo (03), pelo Jornal Diário do Nordeste, ficamos indignados com a falta de compromisso dos atuais gestores culturais desse município. Como deixar as nossas Igrejas e demais patrimônios fechados para visitação? Há um bom tempo que a área cultural de Icó não vem sendo tratada com o devido valor e zelo.
O nosso município é rico devido o seu valioso patrimônio histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), desde 1997. Com muitos monumentos belíssimos, como o Teatro da Ribeira dos Icós, o primeiro a ser construído no Ceará, por volta de 1860, a Casa de Câmara e Cadeia e o Sobrado do Barão do Crato, infelizmente, eles não são aproveitados para garantir emprego e renda, através do turismo, principalmente, o turismo religioso, já que temos a terceira maior festa religiosa do Estado, que é a Festa do Senhor do Bonfim (foto - Igreja do Senhor do Bonfim).
Muitas ações deveriam ser realizadas pela Secretaria de Cultura e Turismo para consolidar o nosso turismo. Mas, infelizmente, na prática, nada é feito. Com um importante acervo histórico em mãos, o turismo deveria ser mais trabalhado, fazendo com que o município gere emprego e renda. Até os bares e restaurantes, minunciosamente, estão saindo do Largo do Theberge, indo todos para a Avenida Josefa Nogueira Monteiro.
A primeira ação concreta do novo padre, que está para ser nomeado pela Diocese de Iguatu, é contratar mais funcionários para os nossos belos templos para que estes monumentos fiquem abertos durante todo o dia para visitação de turistas. Mas o poder público deve, sim, fazer a sua parte. Infelizmente, o que vemos é uma equipe acomodada e sem projetos para revitalizar o entorno do sítio histórico de Icó. Também podera, né? É a mesma equipe, há quase oito anos a frente da pasta da Cultura. Uma equipe cansada e que não pensa a cultura de forma coletiva e como política pública. Poucos tem acesso!
Enfim, já está mais do que na hora de termos, todos nós icoenses, um movimento para salvar o nosso patrimônio histórico. Que venha o Movimento SOS Patrimônio de Icó! Fica a sugestão!

* Parabéns ao jornalista Honório Barbosa, correspondente do Diário do Nordeste na Região Centro-Sul do Ceará, pela excelente reportagem. Com um texto leve e bem escrito, Honório retratou com maestria o que vem ocorrendo com o nosso sítio histórico há anos. E que, infelizmente, o poder público nada faz para reverter esta situação de abandono.