sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Novas funções de Ciro e Cid incomodam Luizianne


Por Hérbely Rebouças, do Jornal O Povo

A nova divisão de tarefas na campanha de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República provocou mal-estar entre forças políticas do Ceará. A prefeita de Fortaleza e presidente regional do PT, Luizianne Lins, não gostou do modo como perdeu, para o governador Cid Gomes (PSB), o comando da campanha no Estado. Ela tampouco ficou satisfeita com a ida de Ciro Gomes (PSB) para o núcleo nacional da empreitada. Segundo o vice-presidente do PT cearense, deputado federal José Guimarães, Luizianne questionou “a forma como as coisas foram feitas”.

De acordo com o petista, ela não foi consultada sobre as mudanças – anunciadas pela própria Dilma, em Brasília, na última terça-feira, durante encontro com aliados.

Desde quarta-feira até, pelo menos, ontem à noite, a prefeita esteve em Brasília, onde participou de reuniões político-partidárias. Lá, em entrevista à TV Diário, ela chegou a dizer que pode deixar a linha de frente da equipe pró-Dilma. “Eu continuo na campanha, mas não necessariamente na coordenação. Se eu achar que é incompatível, me retiro”, adiantou.

Coisa de momento

Ao O POVO, Guimarães minimizou as declarações de Luizianne, garantindo que, mesmo com os “questionamentos”, não há riscos de ela se afastar da coordenação. “Isso é coisa de momento. Não é hora de a gente gerar crises, mas de arregaçar as mangas e vencer a eleição. Não há tempo a perder”, considerou o petista, que disse ter conversado por duas vezes ao telefone com a prefeita, ontem.

Quem também tratou de pôr pano morno na situação foi o vereador Acrísio Sena. “Vai ter espaço para todo mundo. A prefeita comanda (a campanha) com maestria na Capital. O Cid comanda no Interior”, afirmou. A informação sobre a nova divisão de tarefas da campanha foi confirmada pela coordenadora do comitê de Dilma em Fortaleza, Luciana Castelo Branco. De acordo com ela, caberá a Ciro chefiar a empreitada na região Nordeste.

NOTA DO BLOG: Com a alta impopularidade que tem hoje a frente da Prefeitura de Fortaleza, realmente deve ter sido por isso que a petista perdeu o comando da campanha de Dilma no Ceará. Ciro Gomes é o novo coordenador para a Região Nordeste e Cid coordenará a campanha no Estado, inclusive, ontem (07), esteve reunido com todas as lideranças políticas que fizeram parte de sua coligação. Luizianne terá que se contentar com a situação e cuidar mais de nossa Capital. E já se preparar para 2012 quando deverá lançar uma candidatura para a sucessão. Detalhe: depois de Tasso Jereissati, a próxima vítima do clã Ferreira Gomes será ela. Já está tudo preparado para elegerem Patrícia Saboya prefeita de Fortaleza e expulsar de vez o PT da administração municipal.