segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Memória: Dia do Município de Icó de 1981 - falecia dona Lourdes Peixoto

No dia do município de Icó de 1981 não houve festa, falecera no dia 24 de outubro, na véspera do dia do município, dona Maria de Lourdes Peixoto Farias, mãe do então prefeito municipal Dr. Quilon Peixoto Farias.

As exéquias ocorreram naquele 25 de outubro que seria um dia festivo. Todas as festividades foram canceladas, e o silêncio pairou sobre a cidade. Com as vestes de Nossa Senhora de Lourdes, em branco e faixa azul, o sepultamento ocorreu no dia seguinte, seja no dia do município, após missa de corpo presente na matriz da Expectação.

São passados 29 anos da morte de dona Lourdes. Uma senhora alegre, simpática e bondosa. Desde que teve problemas com a “gota”, doença que afetava gerações da família, passou a usar permanentemente a cadeira de rodas e assim passava as tardes em sua janela da casa da rua grande, conversando com os transeuntes, rindo dos causos do dia a dia.
.
Hoje, o casarão permanece intacto, zelado por suas filhas Edvalda e Edialeda, e a janela de dona Lourdes, sempre aberta, guarda a lembrança dessa grande pessoa que foi dona Lourdes.
.
Dona Lourdes era a filha caçula de Manoel Peixoto de Medeiros e dª Maria Amélia Hermes Carneiro Monteiro Peixoto. Foi casada com o tabelião João Farias dos Santos, mãe de 10 filhos: Edwiges, Edmundo, Edvalda, Edialeda, Edilza, Quilon, Francisco (Chiquinho), Ana (Anira), Edeuza e Edmir.

NOTA DO BLOG: Dona Lourdes citada no texto com maestria pelo amigo Washington Peixoto sempre foi atuante na sociedade da cidade de Icó. Mãe do ex-prefeito Quilon Peixoto Farias, nosso primo e mesmo tendo algumas divergências políticas com ele, sempre o respeitamos como médico e pai de família que é. Quilon, por sua vez, é primo legítimo de nossa prestimosa mãe, Ana Farias Xavier, sobrinha legítima de João Farias dos Santos (tio Jobe), seu pai e irmão de nossas duas avós maternas, Maria da Expectação Farias Camelo e Rita Farias de Alencar. Sem contar no fato de que nossa prima, dona Edvalda Farias, é madrinha de batismo de nossa irmã Natacha Farias Xavier. Portanto, estamos todos em família. Somos amigos da grande maioria de seus netos e de seus bisnetos. E em nome deles, do Matheus, Tobias, Davi, Juliana, Amanda e Jaiana, nos solidarizamos com toda a família. Parabéns pelo texto, Washington!

* Texto escrito no blog Opinion por Washington Luiz Peixoto Vieira