sábado, 23 de outubro de 2010

Icó comemora 168 anos com muitos problemas administrativos e políticos


Na próxima segunda-feira (25), o município de Icó completará 168 anos de emancipação política. É uma das mais antigas cidades do Ceará e é rico por possuir um importante e valioso patrimônio histórico, que desde o ano de 1997 é tombado pelo Governo Federal, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ligado ao Ministério da Cultura.
O seu sítio histórico possui grandes monumentos, com destaque para o Teatro da Ribeira dos Icós, construído em 1860; a Casa de Câmara e Cadeia, o Sobrado do Canela Preta, onde funciona o Núcleo de Música; as Igrejas de Nossa Senhora da Expectação (Matriz) e a do Senhor do Bonfim, padroeiros do município; os casarios da Avenida Ilídio Sampaio, mais conhecida como Rua Grande, e o Largo do Therberge, considerado a maior praça da América Latina. Enfim, um verdadeiro patrimônio material e que, infelizmente, não está sendo preservado por seus gestores culturais e cidadãos locais. Hoje, a Secretaria de Cultura e Turismo não possui um plano de turismo para esta área, o que deixa os turistas indignados. A contratação imediata de guias culturais e turísticos seria uma solução viável.
Mas será que com todo este belo patrimônio, o município de Icó tem o que comemorar? Uma pergunta difícil para quem é administrado por uma gestão inconsequente e sem o compromisso que deveria dar aos seus municípes. Neste atual mandato, não temos, pelo menos, até agora, nenhuma grande obra. Muito pelo contrário. As ruas continuam sem a mínima infraestrutura. Basta vê o que ocorreu hoje (23), quando desde a madrugada, a cidade ficou alagada devido as fortes chuvas. O perímetro irrigado Icó-Lima Campos pede clemência. A educação vai de mal a pior. É um dos piores índices educacionais do Ceará. A saúde nem se fala. Totalmente sucateada e sem a mínima condição de funcionamento. A agricultura caminhando a passos lentos. Indústria e geração de renda que é o bom, no Icó não existe. A realidade é essa. Infelizmente, o seu povo ainda não acordou para o descaso em que a "Princesinha do Sertão" se encontra. É lastimável!
Enquanto isso, muitos de seus políticos se tornam "oportunistas" quando o assunto é seus interesses pessoais e particulares. Basta vê a atual composição da fraca e medíocre Câmara Municipal de Icó. Tirando um ou outro, o desempenho de seus vereadores vai de mal a pior. No momento em que a cidade completa 168 anos, tivemos o triste episódio do afastamento de seu presidente por ter tido o seu nome envolvido na pancadaria durante a eleição da nova mesa diretora no mês de agosto último passado.
O mais polêmico triste acontecimento foi ter, recentemente, um ex-prefeito, atual deputado estadual, enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Passou toda a sua campanha em busca da reeleição com a sua candidatura sub-júdice. Mas, na última quarta-feira (20), por méritos de seus competentes advogados, foi considerado elegível e "limpo" novamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tendo a sua postulação deferida para mais um mandato na Assembleia Legislativa do Ceará. Ou seja: entrou na vaga de um candidato eleito e que nunca respondeu sequer a um processo político. Nos referimos ao atual vice-governador Professor Pinheiro (PT), que voltou a ser suplente em sua coligação. Vá entender esta Justiça Eleitoral, né? Só rogamos para que, a partir de fevereiro de 2011, quando inicia uma nova legislatura, o deputado de Icó mude sua estratégia parlamentar e seja mais atuante.
Amanhã (24) e segunda-feira (25), dia do município, o prefeito vai realizar uma grande festa para o povo. É dinheiro público, portanto, todos devem participar, tanto situação e oposição. A festa não é da Prefeitura. A festa é em comemoração ao aniversário de emancipação política de Icó. Bandas como Forró Cangaço, Toca do Vale, Forró Real, Cheiro de Menina e o cantor Vicente Nery, farão a animação do público, segundo o subsecretário de Cultura e Turismo, o irreverente Valdir Batista.

Sacode Icó! Tua aúrea está maltratada. Tens muitos problemas a enfrentar. A festa de seu aniversário é importante, mas não é tudo. Teus problemas são maiores e o povo sabe disso. Só não vê quem não quer. Mesmo assim, receba os nossos parabéns, como seu filho e amante dessa terra. Mesmo sofrida e mal cuidada, nós te adoramos. Viva a Terra do Louro! Viva!