domingo, 1 de agosto de 2010

TV União realiza debate com governamentáveis com imparcialidade e isenção


Acabou neste instante, o debate com os candidatos a governador na TV União (canal 17). Todos os sete postulantes participaram, inclusive, os únicos dois em que hoje os seus partidos não tem representação no Congresso Nacional. Nos referimos aos candidatos Luís de Gonzaga (PSTU) e Maria da Natividade (PCB). Pela legislação eleitoral, somente candidatos com representantes na Câmara e Senado Federal, devem participar do debate. Mas é típico da TV União dar oportunidade as minorias. É assim desde sempre. E nós somos testemunhas disso porque trabalhamos dois anos nessa emissora, inclusive sendo coordenador do Departamento de Jornalismo por um ano e quatro meses.
Os postulantes ao executivo estadual nestas eleições foram indagados pelos jornalistas da casa sobre diversos assuntos, dentre eles, educação, saúde, infraestrutura e segurança. E foi justamente este último item que os candidatos de oposição bateram duro no atual governo. Todos sabem que é um dos setores mais críticos da administração Cid Gomes (PSB), juntamente com a área da saúde. Dentro do limite de tempo, todos responderam as perguntas. Também especialistas das diversas áreas e membros da sociedade civil organizada participaram desse primeiro debate com os governamentáveis.
Segundo cientistas políticos que acompanharam o debate, o ex-governador Lúcio Alcântara (PR) ganhou este primeiro round. Respondeu compulsoriamente todas as indagações e foi o mais ferrenho opositor ao atual mandatário do Palácio Iracema, que no quesito segurança, estava inseguro com suas respostas, principalmente, porque justamente hoje (01) está fazendo uma semana do assassinato do garoto Bruce Cristian por um policial do Programa Ronda do Quarteirão, criado e implementado justamente pelo atual governador.
No mais, o blog faz um elogio mais do que merecedor a TV União pelo brilhante debate. Os mediadores muito bem articulados e a organização estava perfeita. Vale frisar que muitos correligionários dos sete candidatos se aglomeraram em frente a emissora, dentre eles, os candidatos à vice-governador, Pedro Fiúza (DEM) e Cláudio Vale (PPS), respectivamente, companheiros de chapa de Marcos Cals (PSDB) e Lúcio Alcântara (PR).
O próximo debate na TV União será no dia 27 de setembro, ao meio dia, e todos os candidatos confirmaram presença.
Enfim, o debate de hoje vai dar para abrir mais um pouco a consciência do povo. Parabéns, TV União!