segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Queres ser modelo? Saiba procurar uma agência e não se deixe se enganar


É impressionante a "fábrica de fazer dinheiro" de algumas agências de modelos aqui em Fortaleza. Muitas só iludem os modelos que, por sua vez, muitos não tem o perfil exato de um modelo profissional.
Esta história de que as agências de modelos trabalham com vários "perfis" é conversa para boi dormir. Não devem proceder dessa maneira. O correto é: se tem perfil entra, se não tem, é melhor procurar fazer outra coisa. Esta opinião é comungada por vários profissionais sérios aqui no Ceará, como o nosso amigo J. Cabral, um dos melhores estilistas cearenses.
O que não podem é iludir os modelos com promessas vãs e sem sentido algum. Muitos desses meninos e meninas acabam gastando "rios de dinheiro" com estas agências no intuito de obterem algum trabalho.
É bom frisar que as empresas que contratam alguma agência fazem elas mesmas os castings (seleção). Não é a agência que envia o modelo que quiser. Hoje em dia, as próprias empresas é quem escolhe os profissionais. O que consideramos mais do que justo. Afinal, estão pagando os cachês.
Mas, infelizmente, muitos modelos acabam não fazendo nenhum trabalho porque não estão dentro do perfil adequado para a seleção. As empresas são exigentes por demais. A escolha para se ingressar numa determinada agência deveria ser mais criteriosa, não só visando o lucro pelo lucro. Isso é lastimável. Brincar com os sonhos das pessoas é uma falta do que não ter o que fazer.
Não estamos aqui para ser o senhor da razão. Apenas, estamos sendo um porta-voz de alguns modelos que nunca deveriam ser rotulados como modelos. A verdade é essa!
Na nossa modesta opinião, apenas duas agências, aqui em Fortaleza, podem ser consideradas sérias e que trabalham com "perfis" de modelos acima da nota nove. Damos entre nove e dez pontos para elas. Trata-se da Agência Dolores Aragão e da Agência Vila Models. O resto brincam de agência. Estão abaixo da média sete.
O restante deveriam trabalhar com mais acuidade e critério. É o mínimo que poderiam fazer. É apenas um conselho de alguém que está atuando no jornalismo de moda e, portanto, sabe o que está dizendo. Não é à toa que passamos alguns anos sentado numa cadeira de uma faculdade de Jornalismo. Estudamos para ser críticos e assim seremos até Deus nos permitir.
Achamos hilário e - ao mesmo tempo - vergonhoso, ver como alguns modelos pagam absurdos de dinheiro e não conseguem fazer sequer um trabalho. Moral da estória: Estão sendo enganados.
Aqui mesmo nesse espaço, já foi escrito alguns "perfis" (matérias) sobre alguns modelos. Muitos tentam entrar, mas são barrados. Outros são convidados por nós porque consideramos modelos natos. E, como todos já sabem, a moda não vive sem a mídia e vice-versa. Mas neste blog só entra modelos tops de linha e que estão em evidência. Nesse sentido é que ele está bem aceito entre os nossos fiéis leitores, que são milhares espalhados no Brasil, conforme a estatística apresentada todo mês.
Ainda bem que o nosso blog conquistou o seu espaço. Mas queremos deixar bem claro. Ele é variado e escrevemos desde política à moda. Mas o que alavancou ele, de uns tempos para cá, foi justamente os assuntos direcionados ao mundo da moda. Aqui incluímos os "perfis" dos modelos, tanto a nível de Ceará, como a nível de Brasil, com destaque para os modelos Lucas Barreto, capa da Revista G do mês de novembro e com quem temos uma relação de amizade verdadeira, Alan Mariano, que também é ator e participa de um quadro no Programa Sílvio Santos, no SBT, e Bruno Carriel, um dos profissioanais mais bem requisitados em São Paulo.
Já no Ceará, só para citar alguns, já saíram nesse espaço, os modelos Lucas Fernandes, Brunno Guerreiro, Jackson Aragão, Felipe Moraes, Júlio Silva e André Pinheiro. Todos modelos com perfis diferenciados e com M de Modelo maiúsculo. E vem muito mais por aí.

EM TEMPO: Além das agências Dolores Aragão e Vila Models, por dever de justiça, temos que elogiar o trabalho de alguns profissionais que trabalham como agentes ou produtores freelancer. Queremos nos referir a Franklei Tavares, Romualdo Cassiano, Sérgio Aragão e Cláudio Silveira. Os quatro são craques em achar novos talentos. E são competentes, cada um a seu estilo. Às vezes é até melhor abordar um novo talento dando um "rolé" pelos points ou lugares mais badalados da cidade. Muitos garotos e garotas estão escondidos. Mas, com um olhar mais aprofundado acabam por achar estes novos profissionais, até mesmo andando num ônibus coletivo você acaba descobrindo muitos deles.

Temos dito!