sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Parabéns ao filho, ao pai, ao homem público e ao advogado Fabrício Moreira

Após centenas de mensagens, telefonemas, e votos de muita saúde, paz, amor, serenidade, reflexão, sucesso profissional e pessoal, que recebi nesta sexta-feira (dia 05\11), de meus irmãos, mãe, tios, primos, filhos, esposa, amigos, clientes, e colaboradores de nosso singelo, mas entusiasmado escritório de advocacia, pela passagem de nosso aniversário, resta-nos, enfim, muito feliz, dizer: MUITO OBRIGADO!

Embora não demonstre alguns sentimentos, mas sou profundamente CRISTÃO. Tenho Jesus de Nazaré como grande mestre, orientador, que pacifica meu coração nos momentos mais difíceis. Converso com ele. Conto os meus pecados, as minhas virtudes. Entrego em suas mãos o meu destino.

Mas o tempo passa...

Afinal, são 41 anos de idade. Não sou mais aquele jovem rebelde, que ao entrar na vida pública, com pouco mais de 20 anos de idade, vindo do movimento estudantil, achava o dono da verdade, como se fosse puro e iluminado, capaz de resolver ao seu modo e bel prazer, os problemas seculares do cotidiano.

Quando de nossa passagem pela câmara de vereadores do Icó, ainda estudante de direito e residindo em Fortaleza, cheio de ideais, a sessão ocorria uma vez por semana, durante o dia, no prédio que hoje dá guarita a Delegacia de Polícia Civil. Lembro-me bem, que os nossos discursos, e eu adorava fazê-los com toda veemência possível, eram anotados a mão e em ata de papel antigo.

Nossa querida Martinha, que há décadas era a escrivã do legislativo, ficava com as mãos doloridas, de tanto escrever. Que pessoa bacana aquela. Simples e de educação estonteante.

Momentos bons àqueles vividos na câmara. O primeiro presidente, da época, foi o vereador-advogado Hermano Limeira e, depois, nosso folclórico Chico de Manduca. Ambos, maleáveis conseguiam conduzir 21 vereadores na mais perfeita ordem. A câmara enchia somente com seus pares.

Mais adiante, acredito por nossa rápida, mais efervescente atuação como vereador, fomos convocados por Neto Nunes e seus amigos, com apenas 26 anos de idade, para compor a chapa a prefeitura local, na condição de Vice-Prefeito. Aliás, fomos duas vezes Vice-Prefeito de Icó.

Como não gosto de receber sem dá nada em troca, e conquistei votos em parceria, contribui no mesmo período, como secretário de agricultura, ouvidoria e, por fim, educação. Sugeria projetos, dava palpites, quando chamado. Fui um parceiro atuante, leal, honesto, não tenho dúvidas disso. Mostrava a cara e defendia, sem medo, posições públicas.

Como não sou apaixonado por poder, nem por dinheiro, não criei qualquer empecilho ao então prefeito, embora divergisse, reclamasse, apenas politicamente e por opção eleitoral, em dois momentos naqueles oito anos de gestão, quando inclusive cheguei a me afastar da administração. Somente!

Em 2004, fui candidato à prefeitura do Icó. Elaborei projetos, estudei este município de ponta a ponta. Andei todas as casas, todas as comunidades. Conversei e ouvi as pessoas. Não fiz promessas malucas, desejei apenas que a máquina funcionasse em toda sua plenitude.

Com Dácio Pinto, cheio de alegria de Vice, ficamos em segundo na disputa, embora com quase 46% dos votos do eleitorado, à época. Tivemos contra muitas instituições, entre elas a principal: O GOVERNO LÚCIO ALCÂNTARA. Que perseguiu, humilhou, fez de tudo contra nossa candidatura. De graça, éramos capa dos jornais do estado quase diariamente. Matérias plantadas. A polícia na porta dos amigos e das lideranças.

Como o mundo da muitas voltas, como nos ensina o cantor Dorgival Dantas, na voz do nosso querido primo Domingos Filho, o Dr. Lúcio Alcântara pagou na mesma moeda. Terminou há pouco derrotado para o governo do Estado, e segue para o ostracismo político; diga-se, a força, pois, não é o seu desejo.

Pois bem, o tempo passa. Aliás, passou...

Vieram outras pelejas políticas. Mas, deixei as urnas em 2004, certo que dei, repito, minha contribuição. Não desejo ser candidato a mais nada, a nenhum cargo eletivo. Voltei à condição somente de eleitor, que ama a política. Nunca trai ninguém na vida pública. Mas, fui profundamente enganado, seduzido, por aqueles que muitas vezes estendi as duas mãos.

Com a última puxada de tapete, ocorrida em março pretérito, resolvi, enfim, entender que não dá mais para continuar. No processo eleitoral findo como bem escrevi a poucos dias neste blog, apenas participei de forma discreta.

Hoje são 41 anos. Muitos deles dedicados à causa pública. A vida e militância partidária. As fotos, os discursos gravados, que guardo, dariam para contar e escrever um livro de memórias. Quem sabe no futuro próximo.

Mas, agora é diferente. Os cabelos já surgem com os fios brancos, que o meu amigo Romualdo já os pinta de preto, a cada final de mês. Já são três filhos, ainda menores, a esposa, que precisam de mim na mesma intensidade, que um dia a maioria do Icó, o povo, precisou tanto na advocacia, como na política e nos mandatos exercidos.

A emoção continua. Mas, hoje, a razão anda junto. A empolgação cede um pouco para maturidade. A vocação existe, mas faz parceria com o juízo e a realidade dos fatos. O Desejo, no momento, combina com o espaço e o surgimento de novas lideranças. É a vida.

Voltando a minha profissão por formação, na advocacia conquistei a realização plena. Percorri nos últimos anos todos os recantos desta federação. Com dificuldades, mas com advocacia vitoriosa.

Fiquei feliz, à época, quando da inauguração do Fórum novo do Icó, recebi do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, por indicação do atuante magistrado icoense Dr. Francisco Ferreira Lima, a indicação: SALA DA DEFENSORIA PÚBLICA: “Advogado Fabrício Moreira da Costa”. E por último, em recente eleição da OAB\CE, Subseção de Iguatu, a eleição na condição, novamente, de Vice-Presidente.

Realmente, fui bom Vice, até na vida profissional, pelo que plantei, colhi sem dificuldades.

Sou um homem feliz, realizado por tudo que tenho. Não guardo mágoas, nem ressentimentos pequenos. Não fiz fortunas, mas deixei escrito nas pedras muitas histórias que hoje se contam nas ruas largas do Icó.

O tempo, mais adiante, me julgará completamente.

Finalmente, sou também um homem de muita sorte. Explico, além de amigos e familiares extraordinários, hoje, dia 05 de novembro de 2010, divido com minha amada mãe, Neyle Moreira, as festividades do aniversário. Há setenta anos, na mesma data referida, ela nascia também na terra dos icós. A festa ocorrerá em dose dupla.

Muito obrigado por tudo!

QUE O ESPÍRITO SANTO DE DEUS ESTEJA NO CORAÇÃO DE TODOS.

* Texto escrito em seu próprio blog, cujo endereço é o www.fabriciomoreira.com