quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O Icó entra no palco do Teatro da Ribeira no Recital "Ikó - Fé, Terra e Sangue"


O clima especial de Natal será reforçado em Icó, terra de lendas e mistérios que compõem a história deste município histórico. Após três anos de pesquisa nas histórias dos livros e nas estórias das pessoas, através da tradição oral, a rica história de Icó será re-contada através do Recital intitulado "Ikó - Fé, Terra e Sangue".

No dia 17 de dezembro, às 19h, o sesquicentenário Teatro da Ribeira dos Icós será o palco do evento, no local que representa a riqueza e magia da cultura icoense. Os índios Icós e sua cultura, a invasão branca em território indígena, além da época áurea da "Princesa dos Sertões", marcada pela Rota das Boiadas e pela presença do francês Pedro Théberge no município, serão apresentados ao público, que verá também a decadência de um dos centros comerciais da então Província do Siará. Envolto do clima de final de ano, o Teatro da Ribeira será o espaço para a reflexão do Icó de ontem, de hoje e do futuro, focado na homenagem aos índios Icós e a Pedro Théberge, médico, historiador e idealizador do teatro icoense.

Entre as cortinas que subirão para dar início ao Recital, estará no ato cênico a "icoensidade" e a construção do futuro icoense. "Ikó - Fé, Terra e Sangue" é dividido em sete partes, sendo seis músicas autorais criadas pelo regente Daniel Bruno e arranjadas pelos professores do Núcleo de Música e uma anônima, o hino religioso ao Senhor do Bonfim, considerado o padroeiro da terra dos Icós. O Recital "Ikó - Fé, Terra e Sangue" é idealizado pelo artista Daniel Bruno, tem o texto de Altino Afonso, pesquisador da história icoense, e concepção cênica do teatrólogo e diretor Benedito "Bené" Tavares, além da partipação especial de alunos do Núcleo de Música do Sobrado Canela Preta, escola de música teórica e prática de Icó.

O evento cultural tem o apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Icó, Secretaria Municipal de Educação de Icó e Prefeitura Municipal de Icó e produzido pela Associação Cultural e Artística Icoense - ACAI.

O trabalho é dedicado aos historiadores e icoenses de coração Altino Afonso, Miguel Porfírio de Lima (in memoriam) e a Pedro Franklin Théberge (in memoriam).

SERVIÇO:
Local: Teatro da Ribeira dos Icós (Rua 7 de Setembro, s/n - Largo do Théberge).
Data: 17 de dezembro.
Horário: 19h.
Entrada: Franca.
Contatos: 088-9236-3561 e 088-9610-5242 (Daniel Bruno).

Atenciosamente,
Yuri Guedes de Lavor - Jornalista responsável.
MTE 295/2010/PB.