quarta-feira, 23 de março de 2011

Neto Nunes, entre altos e baixos. Mas é o maior político vivo de Icó


Ele é o homem público mais importante de Icó atualmente. Foi prefeito desse município por dois mandatos, cumprindo os seus oito anos. É o primeiro gestor municipal icoense reeleito depois que foi instituído o processo de reeleição no país. Hoje, está no seu segundo mandato parlamentar como deputado estadual. Foi eleito em 2006 e, agora, nas eleições 2010.

Mas, a sua vida política vive entre altos e baixos. Durante o seu mandato como prefeito de Icó, o mesmo realizou muito em benefício do município, inaugurando obras que vai desde a revitalização do centro histórico da cidade, em especial, o entorno do Largo do Theberge, a obras de pavimentação e asfaltamentos de ruas e avenidas. Vale destacar as ações desenvolvidas em pastas como agricultura, educação e infraestrutura, além do término do maior sonho do povo icoense, que é o Hospital Regional, iniciado na gestão de seu pai, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Oriel Nunes.

Foram oito anos de administração em Icó, o que valeu vários títulos e a sua ascensão para a segunda vice-presidência da Aprece (Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará). Mas, nem só de glórias vive o ex-prefeito Neto Nunes, agora pertencente ao PMDB pela segunda vez. O deputado carrega nas costas vários processos por improbidade administrativa e que vem se arrastando na Justiça há alguns anos. Uns ainda sem desfecho final.

Por sua vez, o peemedebista é adorado pelo seu eleitorado e que o conduziu para o seu segundo mandato parlamentar. Ele atualmente é o segundo secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará, o que garante o seu prestígio político junto a bancada de seu partido, junto ao senador Eunício Oliveira (PMDB) e junto ao governador Cid Gomes (PSB). É, sem dúvida, o maior político vivo de Icó. Pode a oposição espernear, mas é a pura verdade.

Ganhar da família "Nunes" hoje, em Icó, virou uma tarefa bastante difícil para a já enfraquecida oposição icoense. O clã do ex-prefeito Oriel Nunes detém atualmente um deputado estadual (Neto Nunes - filho), um prefeito (Marcos Nunes - filho) e dois vereadores (Ricardo Nunes - filho e Marconiêr Mota - genro), além de um outro filho, que é chefe de gabinete da Prefeitura Municipal. Trata-se de Fernando Nunes. Pois é! Guardem bem na memória este nome. Bem articulado e bom de oratória, Fernando Nunes vai dar o que falar na política de Icó. Com passagem pela Secretaria do Trabalho e Ação Social, ele hoje está numa função mais próxima do prefeito.

Não temos dúvidas de que, com o quadro político atual de Icó, o prefeito Marcos Nunes, com o apoio de seu irmão, o deputado Neto Nunes, juntamente com os demais aliados, irá se reeleger em 2012 bem rápido e sem muito trabalho. Por isso, é bom a oposição se apressar e sair do ostracismo em que se encontra atualmente.

Sem mais delongas, temos dito!

PARA RELEMBRAR - A única eleição perdida por Neto Nunes foi a de 1990 para deputado estadual. Na época, o seu pai era o prefeito de Icó. Depois, ganhou sucessivas eleições quando esteve envolvido diretamente. Assim, foi em 1996 e 2000 para prefeito de Icó e em 2006 e 2010 para deputado estadual.