quinta-feira, 10 de março de 2011

Cadê a produtividade?

A produtividade dos vereadores de Icó tem sido abaixo da crítica. Nesse município existem dez edis que se reúnem semanalmente (toda quinta-feira) na sede da Câmara Municipal, que se localiza na avenida Ilídio Sampaio, a mais importante via de acesso da terra icoense.

Poucos projetos de lei são aprovados nesta Casa. Já os projetos de indicação, a grande maioria solicita do poder executivo a colocação de telefones públicos nas comunidades, principalmente, as da zona rural, eletrificação rural e não passa disso.

Mas, quando o assunto é nome de rua ou título de cidadania para "babar" os seus amigos, os projetos num instante aparecem às claras. É só isso o que os vereadores de Icó sabem fazer, com honrosas e raríssimas exceções.

Não vemos nenhum vereador propor uma audiência pública, nem tampouco realizarem as reuniões semanais para analisarem os projetos do executivo, legislativo e judiciário nas chamadas comissões técnicas. Nada é transparente.

A realidade é que os vereadores de Icó não trabalham. Estão mais preocupados com os seus interesses particulares e com suas bases eleitorais. E por quê não dizer, "currais eleitorais"? É hilário, mas chega a ser ridículo a atuação de nossos parlamentares icoenses.

E o que é pior: A fiscalização perante a Prefeitura Municipal de Icó passa despercebida. Não é para menos. Dos dez vereadores, sete fazem parte da base de apoio do prefeito Marcos Nunes (PMDB). Somente três fazem oposição, mesmo que ainda muito tímida. Infelizmente, os nossos edis preferem dizer "amém!" ao Palácio da Alforria, ao invés de trabalharem em prol da coletividade.

Muitos que estão lá não merecem nem sentar numa cadeira que já teve Antônio Barbosa de Souza (in memorian), Júnior Abreu, Aldo Monteiro (in memorian), dentre outros poucos nomes que dignificaram aquele Poder.

A Câmara Municipal de Icó clama por novas lideranças, clama por mais debate popular, clama por participação do povo e por jovens com novos ideais. Enfim, precisamos de renovação já e de novas caras que queiram trabalhar pela população.

Hoje, sob a presidência do vereador Júnior Dantas (PRB), a Casa ainda não apresentou nenhuma inovação que satisfaça os anseios da população. A gestão, que por sinal chegamos a fazer referências elogiosas aqui nesse espaço no dia da posse, ainda não mostrou a que veio. Não existe transparência e as ações do legislativo não são divulgadas como deveria ser.

É o que temos a dizer no momento, mas voltaremos ao assunto...