quarta-feira, 30 de março de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Educação)

BRINCAR E APRENDER

Por prof. Goretti Guerreiro (foto)

Tudo que a criança necessita é brincar e aprender. É muito importante que os pais tenham pelo menos 30 minutos de atenção para com o filho. Estar com ele significa permanecer, ouvir, dialogar, brincar, aprender e educar. O brincar faz parte da rotina da criança, que é seu filho, cidadão amanhã.

Nesse momento se inicia o processo de aprender a conviver e a ser, para que mais tarde ele possa enfrentar o mundo com sabedoria, atitudes de compreensão, serenidade e aceitação. Através do brincar, a criança se diverte, aprende, conhece e se relaciona com o meio em que vive.

Nada melhor começar com os pais. Mas, não será a criança estar ao seu lado, e você ficar por perto lendo o jornal, assistindo a um programa de televisão ou similar, e sim, reservar tempo e espaço para brincar. Essa decisão possui um valor amigo e significativo na vida de ambos, pois no momento que os pais estão com os filhos, também estarão aprendendo. Lino de Macedo diz: "Brincar é mais que aprender, é uma experiência essencial, um modo de decidir como percorrer a própria vida com responsabilidade."

Bettelheim (1984, p. 105), sobre o ato de brincar afirma que:

"Nenhuma criança brinca espontaneamente só para passar o tempo. Sua escolha é motivada por processos íntimos, desejos, problemas, ansiedades. O que está acontecendo com a mente da criança determina suas atividades lúdicas; brincar é sua linguagem secreta, que devemos respeitar mesmo se não a entendemos."

Assumir esse compromisso de brincar com o filho exige paciência, dedicação, amizade, amor, troca de experiência e ser criança. Você já observou a palavra: CRIANÇA? Existe nela uma ação. Ela própria confirma, convida e cria.

O que nos resta como adultos, pais e educadores?

# CURRÍCULO: Professora Maria Goretti Guerreiro Silva de Sousa, Especialista em Gestão Escolar e Graduada em História. Professora Co-orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Ministra Cursos: Como Perder o Medo de Falar em Público; Como Apresentar Trabalhos Acadêmicos; Comportamentos Sociais: Poder pode, mas não deve; Relações Humanas e Excelência no Atendimento. Mestre de Cerimônia. Aprecia a Arte e valoriza a Customização.