quarta-feira, 2 de março de 2011

Carnaval e Tradição!

Desde 1986 que não temos mais tradição de períodos carnavalescos em Icó, feito que se desencadeou com o desaparecimento precoce de Assis Tavares, então presidente do Cabana Clube, que teve sua vida barbaramente roubada, na presença de centenas de foliões, sem motivo justificado, por disparo de arma de fogo dum pseudo-cidadão.

De lá para cá, apenas algumas comemorações isoladas, sem muita movimentação aparente. O Icó, fica quase um deserto neste período de badalações tipicamente brasileiras.

Salvo alguns senões, hoje apenas a Banda do Porca Pelada (foto), com a regência do maestro Lalado, para manter a história de pé, percorre as ruas da cidade.

Como Icó é Icó, a carruagem da alegria inicia seus trabalhos ainda de madrugada, com muita cachaça distribuída aos músicos, bombas de artifícios, tira-gosto de tripa e, como faz parte da festança, muito barulho.

De qualquer forma, fica o registro do Carnaval em Icó.

VÁRZEA ALEGRE, ORÓS, IGUATU!

Em Várzea Alegre a festa é grande, organizada, dentro dos parâmetros e origem carnavalesca.

Orós, nosso paraíso vizinho, também se movimenta bastante. A prefeitura entra no carnaval com muita força e boa vontade, levando prá lá muitos foliões de toda região.

A nossa capital Iguatu, apesar de toda sua grandeza administrativa, assim como nosso município não tem tradição alguma. Os seus munícipes preferem o recolhimento em chácaras e sítios rurais e, tantos outros, seguem viagem para Fortaleza e capitais do Brasil.

Porém, se oposição reclamar por falta do carnaval, envio para Agenor Neto, de graça, a Banda do Porca Pelada e toda sua trupe. Animação não deve faltar.

Pelo sim pelo não, estarei recolhido em Icó, avistando do morro da Nova Itabira, a bela paisagem do lugar, além do vai e vem de carros que trafegam na Br-116 e do silêncio momentâneo da terra dos icós.

(Do Blog do Fabrício Moreira - www.fabriciomoreira.com).