terça-feira, 22 de março de 2011

Água, um bem natural que deve ser preservado


Hoje, 22 de março, é o Dia Mundial da Água. Vários discursos nesse sentido foram feitos nas nossas casas legislativas e transmitidos pela TV Assembleia (canal 30), durante a sessão plenária e em uma audiência pública, que contou com a presença do ex-deputado Sérgio Novais, amante e estudioso dessa temática, como também, na TV Senado (canal 43).

A água é vital para todos nós seres humanos, principalmente, a água potável, que todos nós digerimos, tanto para beber, como para cozinhar e tomar banho. Mas uma pergunta vem à tona e não quer calar. O que tem feito a administração de Icó para melhorar a qualidade de nossa água, especialmente, o nosso órgão responsável, o SAAE? E o nosso Rio Salgado quando será revitalizado? Do jeito que está é que não pode ficar.

Até 2014, todos os municípios terão que implantar o Plano Municipal de Saneamento Básico. Será que os nossos gestores e o prefeito Marcos Nunes (PMDB) já estão se preparando para isso? Onde está a Secretaria de Infraestrutura, que também é gestora da pasta do meio-ambiente, que não se manifesta sobre este assunto?

Fortaleza, por estes próximos dias, apresentará o seu Plano Municipal de Saneamento Básico. O município de Icó deveria seguir o mesmo caminho. As últimas administrações que se preocuparam com o tema "saneamento básico" foram as dos ex-prefeitos Quilon Peixoto Farias (PSDB), que deixou os alicerces para o seu sucessor, o atual deputado Neto Nunes (PMDB).

A cidade cresceu e, com ela, novos bairros foram criados, como a Cidade Nova, bem como, novos moradores foram adquirindo novas casas. Já está mais do que na hora de novos projetos nessa área tão vital para todos nós serem concretizados para beneficiar o conjunto da população icoense.

Que a empresa PROPTER - Estratégia e Comunicação, possa impulsionar realmente a divulgação do governo municipal de Icó a partir de agora. O povo sente falta de mais transparência por parte da Prefeitura. Como início deveria pensar no Plano Municipal de Saneamento Básico de Icó. Fica a sugestão!