quinta-feira, 31 de março de 2011

IN 3 anos - O futuro da blogosfera icoense

A terceira e última matéria especial dos 3 anos do Icó é Notícia trata do futuro da blogosfera icoense. Antes, o que seria um prognóstico mais futurista, hoje está a prova e mostra a diversidade icoense dentro dos blogs.

A entrada do Icó no espaço dos blogs aconteceu oficialmente com a inserção do IN, no dia 30 de março de 2008. O interessante de se observar hoje, dois anos exatos depois, exatamente, é a pluralidade de blogs em Icó, sobretudo nos distritos, o que fortalece as vozes mais distantes, não somente restrito à cidade e zona urbana.

TRÊS BODEGAS AGORA - Exemplo do tratado anteriormente, é o blog "Três Bodegas Agora", que teve início no dia 25 de abril de 2009, e abriu, definitivamente, a descentralização da informação em Icó, partindo para o centro. A iniciativa, de Naldo Santos, criou um processo sem precedentes, que deixa sua marca na cronologia icoense pela grande rede. Já o espaço dos distritos estaria garantido, mais tarde, e mais recentemente, com o aparecimento do blog de Lacy Carvalho, do blogueiro de mesmo nome e iniciado em 16 de outubro de 2009, que trata do Lima Campos e GH2.

Também faz parte deste rol, o blog do educador Luziano Batista (Educação, Memória e Entretenimento), criado em 16 de dezembro de 2010 diretamente da Forquilha dos Batista; e o blog do Vital Neto, do GH, desde o dia 21 de dezembro de 2010.

OPINION, VOLTAIRE E FABRÍCIO MOREIRA - Os blogs que há mais tempo fazem parte do cotidiano dos icoenses, e que teve início na data de 8 de maio de 2008, é o Opinion, de Washington Luiz Peixoto Vieira. Tratando de historicidade e temas da igreja, sobretudo na memória icoense, o espaço está presente aos dias atuais.

Outro blog que está há praticamente dois anos no ar é o do advogado e vice-presidente da subsecção Iguatu da OAB, Fabrício Moreira, que desde 12 de janeiro de 2009 conta com seu espaço, tratando de Icó de forma geral, com destaque para a área política.

Merece destaque o espaço do jornalista icoense Voltaire Xavier, que desde 23 de novembro de 2009 posta informações das mais diversas, com destaque para Icó e moda, agora com articulistas diários.

NOVOS ESPAÇOS ABERTOS - Contudo, não a diversificada blogosfera icoense não resume-se a estes apresentados até o momento. Vale lembrar do blog Icó Arte Barroca, de Luan Sarmento, que trata do patrimônio histórico de Icó, iniciado em 11 de janeiro de 2011; o Icó Cultural, que diz respeito à programação artística e ao circuito cultural icoense e teve início no dia 1° de maio de 2009.

Ainda vale lembrar o blog da radialista Elem Lima, da Brasil FM, um espaço feminino com dicas culinárias criado em 25 de abril de 2010; do espaço online do artista Daniel Bruno Kaoss, divulgando os artistas icoenses; e o blog do professor Hildson Leandro, que teve início em julho de 2010.

* Texto do Site Icó é Notícia, três anos no ar levando informação com credibilidade!