domingo, 27 de março de 2011

Dia Mundial do Teatro


Celebramos hoje (27), o Dia Mundial do Teatro. Como diz Frederico Garcia Loca: "Um povo que não ajuda ou não fomenta o seu teatro, se não está morto, está moribundo". É a pura verdade!

Nós mesmos, em Icó, temos o mais antigo teatro do Ceará, que é o Teatro da Ribeira dos Icós, construído em 1860 pelo médico francês Pedro Theberge. Após ele, é que vem o Teatro São José, de Sobral, e o Theatro José de Alencar, de Fortaleza.

É uma casa de espetáculos belíssima e que precisa ser visitada por quem ainda não o conhece. Vale a pena conferir o seu estilo arquitetônico e que abriga, de vez em quando, algumas peças icoenses, reuniões políticas e até desfiles de moda, como o I Natal Fashion 2010, realizado em dezembro do ano passado.

Mas, infelizmente, a Secretaria de Cultura e Turismo de Icó, gestora do patrimônio público, deveria alavancar as ações de nosso teatro municipal. Ele é mal usado, não temos uma programação diária e o que é para ser um espaço dedicado à cultura, ele também é utilizado para reuniões políticas e atividades das demais secretarias do município. Mesmo com a sua boa administração, que tem a frente o jovem Marcos Mota, o teatro ainda precisa revigorar suas forças e passar a ser um espaço onde reine a arte, a cultura e o lazer.

Neste dia de hoje gostaríamos de parabenizar a alguns icoenses que amam o fazer teatral. Bené Tavares, Getúlio Oliveira, Iolanda Reis e Wellington Silva, esta homenagem é para vocês, na data em que comemoramos o dia mundial do teatro. Em nome deles estendemos os nossos parabéns a todos os artistas de Icó, do Ceará e do Brasil.

Feliz Dia Mundial do Teatro!