quinta-feira, 10 de março de 2011

Equipe Mangabaju disputa prêmio nacional de protótipo de off-road (baja)




Pela sexta vez e buscando melhor colocação na disputa entre estudantes de engenharia, a equipe cearense promete apresentar um protótipo inovador na 17ª SAE Baja Brasil


Nos próximos dias 24 a 27 de março, os estudantes dos cursos de Engenharia da Universidade de Fortaleza (Unifor) estarão torcendo para a Equipe Mangabaju Racing conseguir uma melhor colocação na 17ª Competição SAE Baja Brasil. A expectativa é que o grupo fique entre os 20 melhores lugares. Os alunos viajam no próximo dia 22 para Piracicaba, São Paulo, onde o evento irá acontecer. Eles, é claro, são os mais ansiosos para verem o baja pronto e recompensar todos os esforços desde o início do projeto.

Uma das maiores novidades, segundo o capitão da equipe, Daniel Barbosa, é a renovação dos integrantes do grupo que irá representar a equipe em Piracicaba, pois apenas dois são veteranos. A outra novidade é que o protótipo de off-road, o baja, terá um sistema eletrônico incluindo painel com velocímetro. Todo o sub-sistema foi melhorado para que possa funcionar de forma mais eficiente, comentou Daniel Barbosa. “Nós estamos trabalhando em cima do projeto que foi utilizado no ano de 2007, quando o grupo tirou a melhor colocação. Eu considero as provas de inspeção, que avaliam segurança e conforto do operador, como as mais difíceis. É neste momento em que os juízes da competição testam o carro. Então, estamos trabalhando para que isso não seja uma dificuldade ”.

A equipe Mangabaju Racing é composta por 15 integrantes, dos quais 13 são estudantes de Engenharia Mecânica, de Elétrica e um de Controle e Automação. No grupo existe apenas uma mulher. Ela trabalha sem regalias, como os outros componentes, e é responsável pelo eixo do carro.

O projeto recebe o apoio do Laboratório do curso de Jornalismo (Labjor) e do Núcleo Integrado de Comunicação do curso de Publicidade e Propaganda (NIC) por meio dos seus alunos.

# Informações e texto enviados para o Blog pela assessora de imprensa do projeto, a jornalista Déborah Milhome.