quinta-feira, 3 de março de 2011

Inscrições abertas para mostras competitivas do 21º Cine Ceará

Interessados em participar das mostras competitivas do 21º Cine Ceará – Festival Ibero Americano de Cinema têm até dia 10 de março para efetuarem suas inscrições. A escolha dos filmes e vídeos será feita por uma comissão nomeada pela direção do Festival.

A organização do Festival se comunicará com os responsáveis pelos filmes e vídeos selecionados até o dia 16 de maio. O Cine Ceará será realizado entre os dias 8 e 15 de junho, no Theatro José de Alencar em Fortaleza e entre os dias 9 e 16 de junho em Juazeiro do Norte. O tema do evento este ano é “Religião e Religiosidade no Cinema”.

Podem concorrer para a Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem, filmes em formatos profissionais (16 mm, 35 mm, ou vídeo com no mínimo 700 linhas de resolução), com duração mínima de 70 minutos, que devem ter sido concluídos a partir de 2009 por produtores e/ou diretores ibero-americanos (países da América Latina e o Caribe, Portugal e Espanha).

O troféu Mucuripe e um prêmio de US$ 10 mil (dez mil dólares) serão entregues ao vencedor na categoria de melhor longa-metragem. Também recebem troféu os vencedores de longa-metragem nas categorias: direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator e atriz e prêmio da crítica ao melhor filme.

Para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem podem competir trabalhos de produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no Brasil há mais de três anos. Os filmes devem ter duração máxima de 20 minutos, em qualquer formato (16 mm, 35mm ou vídeo com no mínimo 700 linhas de resolução), nos gêneros animação, ficção, documentário ou experimental.

Os trabalhos enviados devem ter sido concluídos a partir de janeiro de 2010 e não terem participado de processos seletivos nas edições anteriores deste Festival. Serão premiadas com o troféu Mucuripe as produções nas categorias: melhor curta, direção, roteiro, produção cearense e prêmio da crítica.

O 21° Cine Ceará tem por finalidade levar ao público cearense uma parcela significativa da produção de cinema e vídeo ibero-americanos, possibilitando o intercâmbio entre os produtores brasileiros e dos países ibero-americanos e divulgando os novos talentos na área do audiovisual.

:: Regulamento e fichas de inscrição

>>> Texto do Site Icó é Notícia e com informações da Aprece