sábado, 19 de março de 2011

Internacional: Obama no Brasil


Hoje (19), o Brasil recebeu em visita oficial o presidente norte-americano. Dessa vez, trata-se de Barack Obama, do partido Democrata. Ele é o décimo presidente dos Estados Unidos a visitar o nosso país.

Pela manhã, ele e sua comitiva, incluindo a sua esposa, Michelle Obama, foram recebidos pela presidenta Dilma Rousseff (PT), no Palácio do Planalto, em Brasília. Por sua vez, a primeira-dama se reuniu com jovens carentes da periferia da capital do país, pouco antes do encontro.

Os dois discursos, tanto o de Obama, como o de Dilma, foram marcados pela diplomacia. Eles tratatam de relações internacionais, econômicas e sociais entre os dois países. E Dilma fez questão em frisar o nome do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, seu antecessor. O assunto Líbia também foi tratado, mesmo que discretamente entre os dois chefes de Nação.

À noite, o presidente Obama seguirá para o Rio de Janeiro, onde amanhã (20) ele discursará para uma multidão no teatro municipal, que fica na Cinelândia, região central da capital carioca. Mais de dois mil homens participam de sua segurança. E uma excelente infraestrutura foi montada para recepcionar o norte-americano, em sua primeira visita ao Brasil e a América do Sul, desde que assumiu o poder em 2009. Uma visita ao Cristo Redentor e ao Pão de Açúcar, bem como na Cidade de Deus, também está no roteiro.

Sendo assim, fica demonstrado, portanto, o prestígio do Brasil perante os Estados Unidos. Antes, na posse de Dilma, a secretária de Estado, Hillary Clinton, já havia prestigiado a solenidade. Agora, é a vez do presidente Barack Obama. Que os dois países sempre vejam a questão da pobreza como sendo crucial para o desenvolvimento das nações do chamado terceiro mundo. É o que todos nós esperamos e almejamos.