quarta-feira, 2 de março de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Educação)


DEPOIS DO CARNAVAL

Por Prof. Goretti Guerreiro (foto)

Você já percebeu que no Brasil, com certa exceção, tudo só começa após o carnaval? Parece que o ano só inicia de verdade depois do carnaval, ou seja, qualquer que seja o ambiente, instituição, no meio da conversa se escuta: Vamos deixar o carnaval passar! Depois do carnaval resolveremos! Tomaremos uma decisão definitiva depois do carnaval! Melhor dizendo, qualquer que seja a atitude ou a pergunta, a resposta é sempre a mesma: DEPOIS DO CARNAVAL!

Por qual razão?

Será um mito? Marco referencial? Comportamento condicionado? Cultura? Tabu? Coincidência de que as coisas só darão certo depois do carnaval? Enfim, ainda é tempo pra você perceber que isso acontece.

O carnaval é uma festa brasileira, com suas datas determinadas, mas não fixas, às vezes em fevereiro ou em março, como esse ano, mas os nossos compromissos são diversificados, alguns surgem de forma imediata e sem data para esperar por nossas determinações, que muitas vezes fariam a diferença em nossa vida.

Planejar é essencial e fundamental. Por que deixar o carnaval passar? Comece hoje se for necessário, o amanhã poderá ser diferente do que se imaginava ser, a substituição poderá ter preenchido o espaço reservado a você, e aí, o carnaval passa e a sua decisão não chegou a tempo.

Desejo a você, um bom carnaval com atitudes!

# CURRÍCULO: Professora Maria Goretti Guerreiro Silva de Sousa, Especialista em Gestão Escolar e Graduada em História. Professora Co-orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Ministra Cursos: Como Perder o Medo de Falar em Público; Como Apresentar Trabalhos Acadêmicos; Comportamentos Sociais: Poder pode, mas não deve; Relações Humanas e Excelência no Atendimento. Mestre de Cerimônia. Aprecia a Arte e valoriza a Customização.