terça-feira, 29 de março de 2011

AL realiza Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas

Estivemos na manhã de hoje (29) no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Ceará, para participar do evento "Vida, Mobilidade e Felicidade Urbana", integrante do Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas, que visa discutir com especialistas ideias e soluções que estão transformando as grandes metrópoles no Brasil e no mundo. Isso implica discutir: comportamento, interesses, valores culturais e morais, necessidades de educação, trabalho e lazer, e a organização social das cidades.

O acontecimento faz parte das ações da nova mesa diretora da Casa, que tem como presidente, o deputado Roberto Cláudio (PSB), a quem coube o dever de abrir a sessão ordinária. A discussão de hoje fez parte de todo o primeiro expediente e contou com a presença de dois nomes de peso. Trata-se do PhD em Arquitetura e Planejamento Urbano pela Universidade da Califórnia, Robert Cervero (foto), e do advogado e matemático financeiro pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Leonardo Maciel, que também é assessor chefe da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos do Rio de Janeiro.

A primeira palestra foi totalmente traduzida para o português, já que Robert Cervero fala em inglês. Todos os participantes usufruiram de um fone de ouvido disponibilizado pela AL.

Frisamos que a palestra de abertura foi realizada na noite de ontem (28) pelo sociólogo Roberto DaMatta. E estas discussões sempre acontecerão ao longo dos próximos anos. Afinal, somos sub sede da Copa do Mundo de 2014. E o tema "trânsito" será bastante discutido até lá.

Parabéns ao deputado Roberto Cláudio e ao Inesp - Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará, presidido pelo jornalista Paulo Linhares, pela iniciativa. É o poder legislativo levando a academia para dentro de suas ações e discussões. Atitude mais do que louvável!

EM TEMPO: Aproveitamos para visitar o Memorial Pontes Neto, totalmente restaurado pela gestão do ex-presidente da Assembleia Legislativa e atual vice-governador Domingos Gomes de Aguiar Filho (PMDB). Um espaço rico em conhecimento e em história. Lá, podemos conhecer um pouco da história parlamentar cearense, desde os tempos do Império até os dias de hoje. Sempre solícita, ficamos encantados com a desenvoltura da guia Ana Lúcia. Realmente, um espaço que merece ser visitado por todos nós. É um acervo riquíssimo e que leva o nome de um dos deputados mais atuantes de toda a nossa história e que é tio do ex-deputado e ex-senador Luís Pontes. Ah, a história do icoense Nogueira Acioly, nascido onde hoje funciona a Prefeitura Municipal de Icó e que governou o Ceará por árduos longos anos, também está lá para ser mostrada e pesquisada. Prestigie, caro leitor! Vale a pena ser conferida!