quinta-feira, 24 de março de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Jornalismo)

A entrevista que a Veja escondeu
Por Marcos Robério (foto)


Uma das orientações que primeiro se recebe em qualquer faculdade de jornalismo é que o interesse público deve pautar tudo aquilo que é veiculado. Ou seja, a relevância que as informações apresentadas nas matérias terão para o público é o princípio basilar da atividade jornalística, sua própria razão de existência. Pois bem, mas esse princípio básico parece ser estranhamente ignorado pela revista de maior circulação nacional.

Em setembro do ano passado, um repórter de Veja conseguiu uma entrevista exclusiva com o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. Segundo o repórter, a conversa com Arruda foi feita em seis momentos diferentes. Seja lá o que Arruda falasse seria por si só objeto de interesse para os brasileiros, por ele ter tido seu mandato cassado recentemente e por ostentar o nada honroso título de primeiro governador preso na história do País. Além disso, ainda há vários pontos a serem esclarecidos sobre o episódio que ficou conhecido como “Mensalão do DEM”, que envolvia inúmeros nomes, especialmente de Brasília.

No entanto, o que torna as declarações de Arruda ainda mais importantes e estarrecedoras (e, consequentemente, dignas de destaque em qualquer publicação nacional) é a forma como ele cita direta ou indiretamente vários nomes de colegas políticos, oferecendo um triste retrato acerca de como funciona a política brasileira. “Medalhões” como Agripino Maia, Demóstenes Torres, Cristovam Buarque, Marco Maciel, Rodrigo Maia e ACM Neto, entre outros, são citados na entrevista. Uma pergunta simples fica pairando no ar e na cabeça de quem tiver um mínimo de senso crítico: por que a revista Veja teve esse arroubo de omissão e não divulgou a entrevista logo que esta ficou pronta, em setembro do ano passado, e resolveu divulgar somente em seu site na quarta-feira da semana passada? Coincidentemente ou não, em setembro do ano passado estávamos às vésperas das eleições e o momento era o mais quente e tumultuado das campanhas em nível nacional e também nos estados. Logicamente, isso poderia interferir decisivamente na eleição ou não de alguns dos principais nomes da política nacional.

O repórter que fez as entrevistas, Diego Escosteguy, agora trabalha para a revista Época, que, após a divulgação no site de Veja, também publicou em sua edição impressa trechos do que Arruda falou. Não sou nenhum adepto de teorias conspiratórias sobre as revistas semanais, inclusive sou leitor assíduo de algumas que considero de excelente qualidade. É lógico que cada revista obedece a sua chamada “linha editorial” e também tem interesses específicos que se refletem no conteúdo. No entanto, o comportamento de Veja, nesse caso, é um verdadeiro desserviço à Nação e em particular a seus leitores. Qualquer que seja o interesse, nada jamais pode, em se tratando de jornalismo, sobrepujar o interesse público.
--

# Link da entrevista da revista Veja na íntegra. Leia Mais!

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/arruda-diz-que-ajudou-lideres-do-dem-a-captar%20dinheiro

# Currículo: Marcos Robério: estudante de Jornalismo. Foi coordenador do Núcleo de Jornalismo da ONG TV JANELA; depois trabalhou na assessoria de imprensa da Prefeitura de Fortaleza (estagiário da Secretaria Executiva Regional VI). Atualmente, é repórter estagiário do Jornal O POVO, onde escreve no caderno Vida e Arte. Contatos: email - marcosroberio88@gmail.com e twitter - @marcos_roberio