domingo, 16 de setembro de 2012

Vícios da política velha de Icó (CE)

Bobagem muita e besteirol aos extremos em campanha política.

Hoje em dia não se faz mais política contando quantos carros estão na carreata X ou Y. Isso é política atrasada de interior e que ainda possui gente provinciana e retrógrada. 

Igualmente, hoje em dia, não se realiza mais comícios, apesar de ainda serem permitidos pela legislação eleitoral. Hoje, é muito melhor o candidato realizar reuniões, corpo a corpo nos bairros e comunidades, distribuir material e participar de programas de rádio e TV, além de ter coragem de debater os rumos do município num debate sadio e ordeiro. É assim que se faz política atualmente.

Aliás, ainda não vimos nenhum panfleto de nenhum dos dois candidatos a prefeito de  Icó direcionados, por exemplo, a juventude, com propostas para esta parcela da população. Igualmente, não vimos nenhum material destinado as mulheres e a outros setores.

Nesse sentido, a quantidade de pessoas em carreata não quer dizer nada. É típico da política velha praticada pelos "Nunes" para ludibriar e enganar o povo. Infelizmente, ainda tem gente que prefere votar pela quantidade de carros do que pelo futuro de seu município. Quanta lástima!

Outra bobagem da política velha de Icó é constranger os funcionários públicos do município, especialmente aqueles que trabalham de forma terceirizada ou contratualmente, de quatro em quatro anos. Perseguir estes servidores é um vício na atrasada cultura política icoense. Mandar votar no candidato que ora detém o poder municipal ou caso contrário perderá o emprego, é um atraso abominável.

Não podemos tolerar mais este tipo de prática em Icó. Às vezes, tradicionalmente, quem provoca esse tipo de pressão são quadros de mando intermediários, temerosos de perder os seus postos ocupados, se o adversário for eleito. Tornam-se mais realistas do que o rei, pois o seu emprego é que está em risco.