quarta-feira, 5 de setembro de 2012

"Blog Solidário"

O Rio Salgado, localizado às margens do município de Icó, vem agonizando há muito tempo. Desde então, o poder público municipal não toma nenhuma providência para pelo menos amenizar a dor desse que já foi um dos mais importantes mananciais do Ceará.

Mas, infelizmente, nos últimos anos o "velho" Rio Salgado vem sofrendo um processo de degradação intenso, provocado por um desmatamento da sua mata ciliar, assoreamento e descarga de esgoto de vários municípios. 

O Rio Salgado pede clemência. É hora dos nossos candidatos a prefeito colocá-lo na pauta das discussões. Do jeito que está é que não pode ficar. É um patrimônio do povo icoense e, portanto, merece ter uma atenção especial. Do contrário, o meio ambiente sofrerá as consequências.

A situação do Rio Salgado é tão agonizante que até lixo hospitalar já foi encontrado nas imediações do lugar, sendo inclusive motivo de estudo por parte de alunos de escolas públicas. Um absurdo! É problema de gestão, sim!

Cadê a Secretaria Municipal de Meio Ambiente que não vê isso? Aqui é de bom agrado a realização de uma verdadeira força tarefa, onde Semam, Saae, Secretaria de Agricultura e de Saúde sejam os responsáveis por levar esta discussão para frente.

Esperamos que o nosso Rio Salgado volte a ser motivo de orgulho para todos nós que amamos esta terra.

# Com informações do Blog Sustentando, do professor Anselmo, do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e da Faculdade Vale do Salgado (FVS).