segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Do Blog Icó Arte Barroca!


Uma ótima notícia para os filhos da princesa dos sertões. O relógio da Matriz de Nossa Senhora da Expectação do Ó, voltou a funcionar! A atitude partiu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), juntamente com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de Icó (CE).

O relógio foi introduzido na torre da Igreja Matriz em meados do Século XIX, pelo francês Dr. Pedro Théberge (1811-1864), quebrado e abandonado por quase 40 (quarenta) anos. Mau uso, má preservação, e, sobretudo, àqueles que não eram especializados na área e que tentaram consertar o relógio no passado, foram às principais causas que contribuíram para o declínio do relógio, assim constataram os profissionais que atuaram na recuperação da peça.

Agora, o icoense que estiver a caminhar no Largo do Théberge, poderá se informar das horas a partir do relógio da Matriz, ou até em suas próprias casas, quando o relógio entoar compassadamente o momento certo para cada hora, estimulando automaticamente os centenários sinos da Igreja como nos velhos tempos. 

Parabéns!

Texto e Fotos: Luan Ribeiro Sarmento
Fonte da informação:
Agradeço ao Daniel Bruno, coordenador do Núcleo de Música Sobrado Canela Preta, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de Icó.