quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Notas Curtas!

# Candidato indeferido

Na última quarta-feira (12), os juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferiu o registro de candidatura do candidato Aderilo Filho (PRB) a prefeito de Iguatu. Ele é o postulante apoiado pelo prefeito Agenor Neto (PMDB). A decisão seguiu, de forma unânime, o entendimento do relator, juiz Raimundo Nonato Silva Santos. Ele foi julgado perante a Lei da Ficha Limpa, que vem amedrontando milhares de políticos no Brasil. Cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

# Para que isso?

Alô, alô, candidatos! Não adianta colocar gente balançando bandeiras nas esquinas, ruas e avenidas como se fosse cruz. Em pleno século 21, isso é inadmissível. É muita humilhação para o povo mais carente. Em pleno sol quente, ficam estas pessoas a balançar bandeiras e sendo fiscalizados por alguém da coligação. Tá na hora das campanhas políticas repensarem seus conceitos de como atuar em campanhas eleitorais. Ainda por cima pagam uma micharia a estes pobres humanos. É a gota d'água!

# Debate: Iguatu fez e o Icó?

Iguatu como sempre sai na frente. Na última terça-feira (11), a Diocese realizou um debate com os três candidatos a prefeito do município, num clima de cordialidade e de paz. Uma iniciativa mais do que louvável. Parabéns! Enquanto no Icó tudo é ao contrário. Um postulante querendo debater o futuro da cidade. Já o outro faz ouvido de mercador e apenas fica calado, contrariando boa parte da população icoense. Em tempos de democracia e de liberdade de expressão, como seria bom um debate em Icó, viu? Pena que o candidato a reeleição intelectualmente é muito fraco, não sendo páreo para o candidato da oposição, que já tem uma cultura superior ao primeiro. Mas ainda dá tempo. Por que não realizar um debate nas terras dos Icós, hein?

# Luto!

Está em luto a blogosfera cearense. Faleceu na última quarta-feira (12), o blogueiro Carlos Teixeira de Abreu, o Sapipa, Ele tinha residência fixa na cidade de Pentecoste (CE) e atualmente exercia a função de vice-presidente da Associação de Blogueiros do Vale do Curu (ABVC). Ele era ainda filiado a Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI). Este blogueiro teve o prazer de viajar com ele para o 10º Encontro de Jornalistas, Radialistas e Blogueiros do Ceará, ocorrido na cidade de Saboeiro, em maio passado, e podemos comprovar a sua capacidade de excelente profissional. Sapipa administrava um blog e um jornal impresso, que recebiam o nome de Informativo Sapipa. Descanse em paz, Sapipa!

# Governador Cid Gomes em Icó? Jamais!

A eleição de Icó não interessa ao governador Cid Gomes (PSB). Faltando pouco mais de 20 dias para o término da campanha eleitoral, muito dificilmente ele irá ao nosso município para prestar qualquer apoio a qualquer um dos dois candidatos a prefeito, Marcos Nunes, do PMDB, e Jaime Júnior, do DEM. Cid é estrategista e já sabe que a eleição icoense é disputada aos extremos voto a voto e não vai se indispor com qualquer um que venha a ser eleito no dia 07 de outubro. Para o Governo do Ceará, quem vencer o pleito vindouro será o prefeito de Icó e receberá o apoio necessário. Ah, a Escola Profissionalizante, a Policlínica, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e a Cadeia Pública são obras do governo estadual e não da Prefeitura Municipal, só para fazermos este registro. Outro detalhe: o governador está muito mais preocupado com a eleição de Fortaleza (Roberto Cláudio/PSB) e de Sobral (Veveu Arruda/PT), sua terra natal, do que com as demais espalhadas no Interior cearense, inclusive com candidaturas do seu próprio partido, o PSB. Em Sobral, a coisa está preta e o candidato petista não tem eleição garantida ainda. É questão de honra Cid eleger Veveu e derrotar o PSDB, que lá tem o apoio do ex-senador tucano, Tasso Jereissati, e do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR).

# Opinião coerente!

De um marqueteiro naturalizado em São Paulo e radicado no Ceará: pesquisa eleitoral que mostra a vantagem de um candidato sobre o outro de apenas 10% a 15% não quer dizer absolutamente nada em se tratando de eleição no interior dos Estados. O segundo colocado nas pesquisas para virar no dia da eleição é bem rápido, basta uma boa estratégia de marketing e uma boca de urna arrochada. Então, os 13% de diferença na farjuta pesquisa do Ibope, que não é o Ibope verdadeiro, em Icó, do candidato Marcos Nunes (PMDB) sobre o candidato do Democratas Jaime Júnior, não é motivo de desespero ou de alegria para ninguém. Pode crer! O jogo pode mudar no dia 07 de outubro. A força do voto está com o povo.