segunda-feira, 17 de setembro de 2012

"Tiradas do Baú"

Fim da década de 1980!

Oriel Nunes era eleito prefeito de Icó para um mandato de quatro anos, derrotando o que tinha de mais atrasado na política icoense e representando, naquela ocasião, a verdadeira mudança que o município almejava.

A sua campanha política ficou conhecida por polêmicas, como "Catacumba Branca" ou "Matadouro", numa alusão ao ex-prefeito Quilon Peixoto Farias (PSD), seu adversário à época. O primeiro caso era referente ao próprio médico (que usa branco), que após a sua gestão seria o seu sucessor no comando da Prefeitura Municipal de Icó para um segundo mandato. Já o segundo caso foi o nome dado, naquele tempo, pelos seus aliados para denominar o Hospital Nossa Senhora de Lourdes, de propriedade do decano da Medicina icoense e que foi duas vezes prefeito desta terra.

Hoje, os dois estão unidos em torno de um projeto de poder exaurido e falido, tentando reeleger Marcos Nunes (PMDB) prefeito de Icó. Ele é filho do ex-prefeito Oriel Nunes e irmão do deputado estadual Neto Nunes (PMDB), também ex-prefeito icoense por oito anos consecutivos. Mas estão encontrando dificuldades para atingir esta meta, tendo em vista que o adversário é forte, a sua administração está desgastada e esta eleição está totalmente diferente da de 2008. O povo está mais consciente e almeja mudanças profundas na política do município.

Apesar de ter o apoio do Quarteto Agreste (Oriel, Quilon, Cardoso e Neto) e de milhares de eleitores, a eleição não está garantida. Em Icó, vencerá aquele que errar menos na semana que antecede o pleito eleitoral. É a campanha mais disputada de todos os tempos. Há aqueles que preferem a continuidade, mas também há aqueles que desejam a mudança. 

O fato é que a campanha está nas ruas e os dois tem feito o dever de casa. Tanto nos eventos de Marcos Nunes, como nos do seu adversário Jaime Júnior (DEM), tem tido bom público. Não podemos ser hipócritas e achar o contrário. Não se analisa política dessa maneira. Temos que ter bom senso na hora de avaliar todo este processo.

Tenho preferência por um (todos já sabem). Acredito que Icó precisa de mudança urgente. Do jeito que está, é que não pode mais ficar. Amo a minha terra e quero o melhor para ela, com mais investimentos e políticas públicas que engrandeçam o município. 

Basta! Não podemos mais tolerar meia dúzia de famílias serem beneficiadas com o dinheiro do povo em detrimento da maioria da população icoense. Aqui incluo a família da "coronela de saia", que está toda empregada no Palácio da Alforria. Não dá mais. Já passou das raias do insustentável.

O Icó é de todos e para todos ele deve ser administrado.

E outra: se a oposição icoense vencer este pleito no dia 07 de outubro será o maior massacre eleitoral do Ceará. Pode crer! Vencer o Quarteto Agreste, o atual prefeito, sete atuais vereadores, senador, vice-governador, não é para qualquer um. É muita coisa para quem só tem o povo ao seu lado. Mas isso é bom por outro lado. Veja o porque abaixo.

Jaime Júnior terá liberdade para organizar o seu governo sem interferência de quem quer que seja, sem os sanguessugas da família "Peixoto Farias" e começará do zero, arrumando a casa e sem comprar parlamentares em troca de apoio político.

Em tempo: Oriel Nunes é pai do prefeito Marcos Nunes, candidato a reeleição, e Quilon Peixoto Farias é pai do vice-prefeito Charles Peixoto (PSD), também candidato a reeleição. O único objetivo deles é o poder pelo o poder. E o povo que vá pescar em outra freguesia.