domingo, 9 de setembro de 2012

Artigo - Visão de uma icoense indignada

[Grifo do Blogueiro] Compartilho este brilhante texto de Vanusa Brasil, publicado em sua página pessoal  no Facebook. Realmente é de deixar indignada qualquer pessoa que clama por dias melhores para todos nós. O evento "Dia do Basta", em Icó, foi importante para lembrarmos que por aí tem muito político que não merece ostentar o título de representante do povo. Quem não se lembra da desastrosa gestão do ex-prefeito Cardoso Mota (PSB), envolvida em diversos escândalos de corrupção, quadrilha formada para ludibriar o povo icoense? Pois muito bem! Na época, o próprio Ministério Público local encontrou comprovações de que até jóias foram compradas com dinheiro público para satisfazer o luxo da então primeira-dama. Um absurdo! Em contrapartida estão de parabéns todos aqueles que brilhantemente realizaram esta marcha aí na terrinha. Só não podemos aceitar repressões por parte da Polícia em um evento pacífico como este. O direito de ir e vir é de todos. Hilário foi observar políticos na varanda da Prefeitura Municipal. Toda vez que os manifestantes gritavam palavras de ordem, Cardoso Mota passava a mão na cabeça numa verdadeira demonstração de consciência pesada. Em tempos de mensalão, é chegado o momento de dar um basta nos mensaleiros de Icó. Reflita!

Por Vanusa Brasil (foto)

"58 cidades confirmadas para marcha contra corrupção "Dia do Basta 7 de Setembro". Para os desinformados, o Dia do Basta é um movimento social de iniciativa popular, de caráter pacífico e apartidário, certo? Errado. 

Na cidade de Icó, como de praxe, o movimento foi tranformado em baixaria, politicagem e opressão. Então eu pergunto: por que a iniciativa dos jovens aqui da nossa cidade sofreu vergonhosamente uma atitude de repressão? Por que uma marcha pacífica e sem denominação política inflamou de modo tão intenso tantas pessoas, algumas capazes de partir para violência e gerar baderna? Vamos combinar. 

Quem em sã consciência não admite que o Brasil é um país de corruptos? Quem discordar, no mínimo é mal informado, não lê, nem vê jornal. Pois bem. Quem poderá contestar o direito de liberdade de expressão? Esse então não conhece a Constituição de 1988, que garante o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos. A liberdade de expressão, sobretudo sobre política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia. Então, que tipo de democracia vivenciamos hoje no município de Icó? 

Alerto aos políticos e partidários não subestimar as atitudes, a garra, a determinação e a inteligência dos jovens brasileiros que com coragem mostram a cara e se expõem para lutar a favor dos que acreditam e contra a corrupção. É só voltar no tempo do Impeachment, para lembrar a força da juventude unida. O jovem reivindica o que é seu de direito: educação pública de qualidade, formação profissional, emprego, lazer, saúde, esporte. Direitos básicos negligenciados em nome da ganância de governantes inescrupulosos e corruptos que assolam nosso país. Se vivemos numa democracia, então como se explica a interferência da polícia na manifestação? 

Polícia é para bandido. Que VERGONHA!!!"