quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Relembrando o "Entre Aspas" - entrevista concedida em outubro de 2011



Com um futuro brilhante pela frenteo jovem icoense Victor Luiz Monteiro (foto) concede entrevista exclusiva para o "Entre Aspas" deste Blog, após duas semanas sem a sua publicação. Ele, que é filho de dois queridos conterrâneos, os empresários Aracy e Pontes, é um apaixonado pela sua terra natal, o município de Icó (CE), belo por possuir um valioso patrimônio histórico nacional. Bastante atuante, é um dos responsáveis pela Rádio Brasil FM, de propriedade de seu tio, o radialista Rubens Brasil (PR), e pelo Site Icó é Notícia, composto ainda pelo colega jornalista Yuri Guedes e pelo enfermeiro Ícaro Lavor. Assim como o seu tio está sendo lembrado para uma chapa majoritária em 2012, Victor Luiz também está tendo o seu nome lembrado para uma das nossas próximas cadeiras no legislativo municipal, o que é muito salutar, tendo em vista a carência de jovens no nosso parlamento local. Pertence ao Partido da República (PR) e é um dos membros fundadores da Associação Filhos e Amigos de Icó (Amicó). Acadêmico do 6º semestre de Direito, podemos afirmar com todos os "pingos nos ii", que Victor Luiz é um desses icoenses que ama a sua terra como poucos. Na entrevista abaixo, o leitor irá se debruçar na leitura com respostas educadas, onde o único propósito é debater o Icó em toda sua plenitude, a missão primordial desse quadro até meados de junho do próximo ano, que é quando se realiza as convenções político-partidárias. Descortine a página desta entrevista e participe conosco. Boa leitura!

Blog - 
Como jovem, qual é a sua avaliação a cerca da aprovação do Estatuto da Juventude aprovado recentemente pela Câmara dos Deputados?

Victor Luiz - Uma grande conquista para nossa juventude. Contudo, o Estatuto (PL 4529/04) trás elencados direitos e deveres fundamentais, onde poderemos discutir, avaliar e executar as políticas públicas da juventude. Nós jovens, precisamos nos debruçar no Estatuto da Juventude e colocarmos em prática, reconhecer que somos protagonistas para a transformação do nosso Icó - Ceará - Brasil. Vamos aguardar que seja aprovado agora no Senado e sancionado pela presidente.

Blog - Você, como filho natural de Icó, como vê a atual situação da administração municipal de nossa cidade? Qual é a área mais crítica da gestão Marcos Nunes e a que merece um elogio?

Victor Luiz - Não sou adepto do quanto pior, melhor, mas a atual situação da administração municipal é de pura INCOMPETÊNCIA, brincam de administrar a coisa pública. Se você, caro jornalista e internauta, observar o plano de governo distribuído na época da campanha vai constatar que 99% das promessas não saíram do papel, não existe o princípio da publicidade nesta administração, melhor dizendo, não existe nenhum dos princípios basilares da administração pública. Pergunte a algum dos vereadores se está sendo enviada à prestação de contas, pergunte ao combatente servidor municipal se seus direitos e garantias estão sendo respeitados. Nada! A área que considero mais crítica é a saúde, não me estendendo muito, é só perguntar ao amigo vereador Iatagan Matias quanto tempo está sem médico o posto de saúde da localidade do Catavento? Cerca de um ano! Como posso elogiar? Vendo os meus conterrâneos e nossa cidade em situação deplorável! E ainda o gestor recebe prêmio de um dos melhores prefeitos do Ceará. "Só no Icó nós temos".

Blog - Prestes a completar aniversário, Icó tem o que comemorar neste ano de 2011?

Victor Luiz - Como um jovem filho desta terra preciso acreditar que SIM. Falar do Icó é falar do seu povo que, apesar dos pesares, não abdica de seus sonhos, ao mesmo tempo em que acredita que nem tudo está perdido. É falar do seu patrimônio material e imaterial. É acordar e ver que essa terrinha é bonita por natureza e abençoada por Deus; dos trabalhadores que derramam o suor para o sustento da família; o agricultor apesar das mãos calejadas e o cansaço do dia a dia não deixa de ter o sorriso no rosto; da criança risonha que anda pelas ruas largas e becos estreitos; sentar-se na calçada para esperar o vento do Aracati; ser esse povo hospitaleiro que carrega no peito como eu o orgulho de ser icoense... Emociono-me quando falo do Icó, porque amo-a incondicionalmente! Lembre-se que a "Princesinha do Sertão" está acima de qualquer coisa. Parabéns Icó pelos seus 169 anos!

Blog - 2012 se aproxima, você como um dos responsáveis pela Rádio Brasil FM e pelo Site Icó é Notícia, o que podemos esperar destes dois veículos de comunicação locais durante as eleições do próximo ano?

Victor Luiz - No tocante a rádio Brasil FM já estamos traçando ideias para uma programação que proporcione o bom conteúdo em relação às eleições, contribuindo para que a democracia prevaleça e transcorra dentro das normas da Legislação Eleitoral, que o eleitor receba informações precisas e tire suas dúvidas pertinentes ao pleito vindouro. Em relação ao site Icó é Notícia vem com muitas novidades, já se iniciou o projeto "Icó em Debate", o qual traz dados e números do Icó atual e as possibilidades de desenvolvimento para o município, focando os desafios para os próximos anos e décadas na terra dos Icós, também estamos pensando em novos quadros e as enquetes que tanto causam polêmicas e repercussões. A imprensa tem um papel preponderante para a conquista da cultura de indignarmos, com os descalabros vivenciados em nosso país, e mais veementemente em nosso Icó.

Blog - 
Victor Luiz é pré-candidato a uma das cadeiras da Câmara Municipal de Icó pelo Partido da República (PR)? Como você avalia o aumento de vagas no legislativo municipal, passando de dez para 15 assentos parlamentares?

Victor Luiz - Desde já sou grato aos icoenses e, principalmente, aos jovens por estarem lembrando constantemente em meu nome. Muitas águas irão rolar até as convenções. Quem me conhece sabe da paixão que tenho por política. Ressalte-se que é a política de "P" maiúsculo. Quero entrar na política com uma identidade, levantar uma bandeira em defesa da nossa sociedade, não quero ser mais um na política e, sim, a diferença. Mas, voltando à pergunta, não direi nem que sim e nem que não, isso o tempo dirá, mas participo de política passivamente desde 1996 quando subia no palanque e gritava: 'é Aldo ou não é!!?'(risos) isso com 8 anos de idade. Só digo que estou em campo conhecendo a política do Icó até a medula, conversando e visitando os amigos. Porque, amigo Voltaire e caros leitores, estou focado em meu curso de Direito, onde estou cursando o 6º semestre. Então, quero ter minha profissão digna, o que jamais quero fazer é a política como profissão, Deus me livre! Quero deixar aqui um adendo no qual o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, concedeu seu aval para que o PR em Icó tenha candidatura majoritaria, a mesma encabeçada pelo meu tio Rubens Brasil. Dispondo desta feita, teremos candidaturas representativas ao legislativo municipal, também com o crivo de Roberto Pessoa. A respeito do aumento das cadeiras se faz mister, entretanto, temos que clamar que junto com o aumento das cadeiras haja o crescimento na qualidade, renovação e desenvolvimento, porque existem regiões que estão carentes em representatividade.

Blog - O que precisa ser feito para a oposição conquistar o poder? Este projeto é viável ou a situação está mais unida em torno da reeleição do atual prefeito?

Victor Luiz - Primeiro preceito é a junção, trabalhar em cima de um projeto novo para o Icó, lançar para o povo que o Icó tem jeito, estimular a participação de todos engajando-se nesse projeto viável, abrir o leque da esperança, mostrando o que está errado, batendo nos pontos fracos que a atual administração deixa a desejar, que são muitos, enfim, existem várias maneiras da oposição se fortalecer e lograr êxito. A situação composta pela união não está muito unida não, olhe o que estou te dizendo. Olhe lá se não acontecer algum racha dos mesmos, porque debaixo dos panos já tem gente doido pra pular fora do barco sem rumo. Anotem.

Blog - 
No dia 22 de outubro, no CSU de Icó, será realizado o VII Encontro Estadual dos Jornalistas, Radialistas e Blogueiros do Ceará, promovido pela ACEJI, como o nobre conterrâneo vê a realização deste evento em terra icoense?

Victor Luiz - É louvável, um excelente momento de encontro dos radialistas, jornalistas e blogueiros da cidade e região, juntamente com a sociedade que admira esse trabalho. Tive o privilégio de participar do IV Encontro na cidade de Jucás, foi bastante proveitoso, tomara que da mesma forma aconteça em nossa cidade, debater pontos essenciais para nossa radiodifusão e blogs, com conteúdos relevantes e discussões proveitosas. Agradeço o convite recebido pelo amigo Amaury Alencar que arduamente enfrenta esse trabalho com os demais membros da ACEJI.

Blog - O seu tio Rubens Brasil, proprietário da Rádio Brasil FM, fala em criar um jornal impresso chamado "O Brasil". Nos fale um pouco sobre este projeto audacioso?

Victor Luiz - Meu tio Rubens Brasil há vários anos tinha esse pensamento e agora quer torná-lo realidade, o objetivo já está criando corpo. Com o fechamento do Jornal Folha do Salgado ficamos carentes de um jornal impresso, pois existem os amantes da leitura. E estamos empreitando mais esse projeto, onde estamos colhendo sugestões para o bom conteúdo do jornal, layout, colunas e entretenimento, também a respeito de sua circulação se será mensal, quinzenal ou semanal. O mesmo abordará tanto notícias locais como regional, abrangendo todo nosso Vale do Salgado. O meu tio (Rubens Brasil) já vem conversando com os freis de nossa cidade, com o Pe. José Augusto, estudantes, professores, comerciantes e demais segmentos da nossa sociedade. E ele fará um convite a você (Voltaire) e ao Yuri Guedes para fazerem parte desse projeto como jornalistas e filhos de Icó.

Blog - Suas considerações finais e agradecimentos.

Victor Luiz - Clamo aos caríssimos leitores a participarem, sugerirem, ousarem para que aconteça um projeto novo para o Icó, os jovens de espíritos aguerrido injetar ânimo e arrojo em nosso torrão. Não podemos mais ser omissos com a forma dolosa que estão tratando os nossos irmãos icoenses, tirando da nossa cidade o seu brio de outrora. Estou à disposição do que precisarem, para que juntos possamos levantar a bandeira do desenvolvimento da democracia, da igualdade e, principalmente, do respeito ao Icó e ao seu povo para que a pujança econômica e social de outrora seja resgatada. Regozijo-me desta oportunidade que me concedestes, amigo Voltaire. Desde primeira hora, parabenizo-lhe por esta iniciativa louvável em criar o "Entre Aspas", porque mostra os dois lados da moeda e com isso fortalece a nossa democracia, com o bom diálogo respeitoso, dando oportunidade aos icoenses de expressarem suas idéias. Tem uma frase que costumo dizer: 'Vamos à luta para vencermos a batalha!'. Obrigado meu Deus!

# Nota do blogueiro - Entrevista concedida a nós, por email, no mês de outubro de 2011. Hoje, o jovem Victor Luiz é candidato a vereador do município de Icó pelo Partido da República (PR), com amplas chances de vitória.  Este blogueiro já decidiu em quem votar para a Câmara Municipal. Sou mais Victor Luiz. Vote certo e eleja esta revelação da política icoense. Vote 22.222 e confirme! Assim você terá vez e voz no poder legislativo municipal. Acredite! Podemos mudar! Ah, a inauguração de seu comitê acontece nesta quinta-feira (06), véspera de feriado nacional, às 16 horas, com a presença do prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa, vice-presidente do PR estadual. Prestigie! Fica na Rua José Ribeiro Monte, esquina com Rua Francisco Maciel.