domingo, 2 de setembro de 2012

Icó pode ter sim debate e pesquisa. Por que não?

Mas que é estranho o Ibope/Diário do Nordeste realizar uma pesquisa eleitoral em Icó após vários anos sem sequer dar importância a política icoense, ah isso é sim!

Todos nós sabemos que o Ibope é o instituto contratado pela Rede Globo para realizar pesquisas em várias cidades brasileiras. Mas igualmente sabemos que esta empresa de amostragem, a maior do Brasil, diga-se de passagem, não tem a confiança da maioria do povo icoense, pelo menos no atual momento. Apesar de que a considero com bastante credibilidade como já dito antes, juntamente com o Datafolha e Vox Populi.

Apenas questionamos o por que desse interesse do Ibope/Diário do Nordeste em querer repentinamente realizar esta amostragem em terras icoenses, com apenas 301 pessoas, que não quer, repito, dizer absolutamente nada.

Se alguns veículos de Icó consideram que escrevi algo de forma preconceituosa e que pratiquei clichê, sendo vazio nas minhas ponderações, afirmo: "Não acho que cheguei a este patamar. Apenas deixei no ar que a pesquisa é suspeita e merece ser relatada na blogosfera icoense. A crítica pela qual me surpreendi, na noite desse domingo (02), sei que teve endereço certo e recebo com a maior tranquilidade possível, como é de meu feitio."

Sobre a estatística Márcia Cavallari Nunes (foto), ao se referir que a mesma carrega o sobrenome da família "Nunes", não omiti nenhum fato, como os nossos leitores podem perceber [claro que sei que a mesma não tem parentesco com os "Nunes" icoenses, apenas disse que ela carrega o nome deles]. É coincidência, sim! E jamais coloquei em xeque a competência da profissional, que é mestre em Ciências Políticas, com Concentração em Pesquisas de Opinião Pública pela Universidade Connecticut-EUA e Bacharel em Estatística pela Universidade de São Paulo (USP), com 23 anos trabalhando com pesquisa eleitoral.

Com um currículo invejável desses, não podemos ser levianos em afirmar que teve fraude nessa pesquisa, a ser divulgada na próxima terça-feira (04), apenas a considero suspeita, como já afirmei acima. E mais: Apenas achei coincidência o sobrenome, o que não quer dizer que haja falhas nesta amostragem.

Diante de tudo isso, com todo respeito a quem nos criticou, aliás de forma construtiva, só temos a dizer que esperamos que a pesquisa eleitoral seja séria e que realmente fale a realidade da campanha política icoense até o momento. 

Só não queremos que aconteça algo similar ao que ocorreu durante a eleição, em que o ex-governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola (in memorian), foi totalmente bombardeado pela Rede Globo e pelo instituto Proconsult, quando ambas foram desmoralizadas publicamente.

Portanto, caro leitor, muito cuidado quando alguém falar sobre a pretensa seriedade de qualquer instituto de pesquisa. Não imagine que os pecados de alguns veículos de comunicação sejam somente ter sido contra as "Diretas Já" ou por ter editado o debate Collor e Lula, levando Collor ao poder. Os crimes e pecados de alguns meios jornalísticos são imensos, enormes, quase que incontáveis, começa pela fraude da sua criação com o escândalo Time-Life [dinheiro público para financiar a maior TV brasileira, nos fins da década de 1960, em plena Ditadura Militar]. São invejáveis 40 anos de crimes, fraudes, corrupção e perseguição.

Enfim, na realidade, o caso de Icó não é nem perto nem parecido com o caso do Brizola no Rio de Janeiro. Mas não custa nada estarmos atentos quanto ao resultado final dessa pesquisa. Afinal, política e imprensa andam juntas, sim! E qualquer "conversa ao pé do ouvido" com apenas, somente um editor de qualquer jornal, pode sim ser prejudicial para qualquer uma das coligações majoritárias de Icó. Reflita!

Que venha a pesquisa para fazermos outra análise! Estamos esperando ansiosamente.