segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A chave da eleição é a avaliação do governo

"As análises de resultados eleitorais esbarram frequentemente numa realidade simples e eloquente: governos mal avaliados tendem a ser derrotados, e governos bem avaliados tendem a sair vitoriosos". É com este trecho que a importante revista Época publicou um artigo de opinião, assinada pelo cientista político Alberto Carlos Almeida, ele que é autor dos livros "A Cabeça do Brasileiro" e "O Dedo na Ferida, Menos Imposto, Mais Consumo", edição de 27 de agosto de 2012.

Infelizmente, governo bem avaliado não é o que condiz com a realidade da atual administração municipal de Icó. Lá, o prefeito Marcos Nunes (PMDB), candidato a reeleição, figura em primeiro lugar na única pesquisa eleitoral realizada até então pelo Ibope, que não é o Ibope verdadeiro. Mas tem sérios índices de desaprovação na avaliação de sua administração. Basta ver a forte eleição que vem enfrentando contra o seu opositor, o democratas Jaime Júnior.

Do plano de governo divulgado em 2008, afirmamos, sem medo de errar, que o mesmo só cumpriu 10% do que prometeu em campanha. As únicas obras importantes de sua gestão são oriundas do Governo do Ceará, como Cadeia Pública, Escola Profissionalizante, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Policlínica. Não adianta pegar carona nestes empreendimentos porque o povo icoense está mais consciente de suas obrigações como cidadão.

Vale lembrar que em 1988, Oriel Nunes venceu a eleição para prefeito de Icó, num momento em que o então prefeito Aldo Monteiro (in memorian) preferiu não apoiar nenhum daqueles quatro concorrentes, esperando somente transmitir o cargo para o eleito. Naquele ano, Aldo estava bem avaliado  e até hoje é considerado o melhor prefeito que o município já teve.

Em 1992, o governo de Oriel Nunes não estava bem avaliado e ele ficou conhecido como o "prefeito dos quebra-molas". Resultado: o seu candidato perdeu a eleição para o médico Quilon Peixoto Farias (PSD), assumindo o seu segundo mandato no Palácio da Alforria.

Já em 1996, havia o desgaste da administração do ex-prefeito Quilon Peixoto Farias, com o desmando e abuso de poder praticado pelo seu genro, o advogado Fernando da Escócia. Resultado: não fez o sucessor, mesmo sabendo que o seu candidato havia sido o melhor prefeito que o Icó já teve. Foram eleitos os jovens Neto Nunes (PMDB) e Fabrício Moreira (Sem Partido), respectivamente, prefeito e vice-prefeito.

Após, Neto Nunes e Fabrício Moreira seriam reeleitos. Não podíamos ter outro resultado. Afinal, o adversário estava brigando com todo o poder da máquina administrativa, mesmo o governo municipal de então ser alvo de inúmeras críticas.

Em 2004, o governo Neto Nunes estava mal avaliado. Ele não conseguiu eleger o seu sucessor, justamente o seu companheiro de gestão, o advogado Fabrício Moreira. Venceu aquele pleito o médico Cardoso Mota (PSB), que depois viria a ser o pior prefeito da história de Icó, com inúmeros casos de corrupção vistos a olho nu, praticados por vereadores e membros de sua própria família.

Em 2008, os dois grupos políticos, então inimigos, se juntam para derrotar a oposição. A "união pelo o Icó" consegue um trunfo eleitoral em tanto e Cardoso Mota faz o seu sucessor, justamente o atual prefeito Marcos Nunes. Se a junção das duas correntes não se concretizasse, muito dificilmente o médico elegeria o seu candidato ou se reelegeria. já que tinha o direito da reeleição.

Enfim, não é de hoje que o eleitor premia os governos bem avaliados e pune os mal avaliados. Icó, tirando a reeleição de Neto Nunes e a sucessão de Cardoso Mota, desde 1988, não consegue eleger os candidatos da máquina. Será uma esperança para a oposição?

Os eleitores que consideram um governo ótimo ou bom costumam votar no candidato do governo. Aqueles que avaliam um governo como ruim ou péssimo costumam votar na oposição. É o que acontece nesse momento em Icó. Pode crer!

E para encerrar: em 1996, ano do meu primeiro voto, a tendência era a vitória de Aldo Monteiro apoiado pelo ex-prefeito Quilon Peixoto Farias. Não deu! Venceu Neto Nunes, o candidato da oposição. Ou seja,  o índice de avaliação do governo ajuda a prever quem vencerá a eleição. Reflita!

Esta é a minha análise dos fatos!