segunda-feira, 3 de setembro de 2012

35º Intercom já começou em Fortaleza (CE)

Unifor sedia, a partir de hoje, a 35ª edição do Intercom, com o tema "Esportes na Idade Mídia"

Um conjunto de ineditismos, planejados ao longo de mais de um ano. Assim pode ser sintetizada a elaboração do XXXV Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom, que, pela primeira vez, acontece em Fortaleza, entre os dias 3 e 7 de setembro. A instituição escolhida para sediar o evento foi a Universidade de Fortaleza (Unifor). Charges de Lionel Messi, Nelson Mandela, Lula e Dilma integram a Exposição de Charges, do Intercom 2012, na Unifor.

Na ocasião, estudiosos de todo o Brasil estarão reunidos em torno do tema "Esportes na Idade Mídia: Diversão, Educação e Informação", em consonância com o momento pré-Copa (2014) e pré-Olimpíadas (2016) pelo qual passa o País.

Mais de 2,7 mil pessoas foram inscritas no congresso, no qual serão apresentados 1.427 trabalhos. A escolha por Fortaleza ocorreu durante a edição do ano passado, em Recife (PE).

Segundo a coordenadora local do Intercom 2012, Erotilde Honório, a cada congresso as universidades interessadas em recebê-lo se candidatam. Para tanto, realizam uma apresentação sobre a cidade onde se localizam e sobre sua própria infraestrutura. "A decisão é tomada em assembleia com congressistas e membros da direção do Intercom. No caso de Fortaleza, contribuiu o fato de o evento nunca ter acontecido no Ceará e de alguns pesquisadores, durante outro evento, já terem visitado e aprovado o campus da Unifor", conta Erotilde.

Ao longo do primeiro semestre deste ano, pesquisadores se reuniram nos cinco Congressos Regionais, também sob o tema "Esportes na Idade Mídia".

Em julho, eles estiveram na sede da Rede Globo, no Rio de Janeiro, para discutir, entre outros assuntos, os limites entre jornalismo e entretenimento. "É um tema interessante por várias razões. Primeiro, porque a academia historicamente não se debruça sobre assuntos que não permeiam suas questões teóricas. Mas o esporte, especialmente o futebol, está intrínseco em determinadas relações comunicativas e sociais", avalia Erotilde. "Trazer isso para reflexões teóricas significa que existe a preocupação de aproximação desses estudos teóricos com a realidade", complementa.

# Fonte: Caderno 3, do Diário do Nordeste.