quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Orgulho para todos nós, icoenses!

O jovem Ruan Nicolau, filho do advogado Júnior Nicolau e da professora Ivana Carla, é destaque na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), corporação localizada na cidade de Resende, no Rio de Janeiro. Ela é a única Organização Militar de Formação dos Oficiais Combatentes de Carreira do Exército.

Ele entrou na AMAN em 2012 e, em agosto último passado, participou da cerimônia de entrega do Espadim, que nada mais é do que, uma "arma símbolo" dos alunos do Curso de Formação dos Oficiais (Cadetes). É originário da época do Czar Alexander III.

E detalhe: essa arma foi reconhecida socialmente durante a cerimônia de casamento do príncipe Nicolau II, filho de Alexandre III, com a princesa Alis, neta da rainha Vitória, da Inglaterra. O jovem icoense Ruan, por sua vez, carrega justamente o sobrenome do príncipe.

No Brasil, a primeira cerimônia de recebimento de espadins ocorreu em 1932, na antiga Escola Militar de Realengo e, a partir de 1944, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ).

Parabéns a Ruan Nicolau por ser um dos orgulhos do município de Icó.

# Crédito: Teófilo Nicolau - tio de Ruan Nicolau