terça-feira, 18 de setembro de 2012

Ministério Público intensifica campanha contra a venda do voto

Com o apoio de entidades não-governamentais e das pastorais diocesanas, o Ministério Público intensifica campanha de combate à venda do voto. Segundo o promotor de Justiça Alexandre Aragão, que abraçou o programa “O Promotor e a Comunidade pela Moralidade”, ainda no ano de 2008, a finalidade desta fase de campanha é “levar à sociedade conhecimentos necessários para o efetivo exercício social de fiscalização e motivar os cidadãos, mostrando que eles podem cooperar para o controle social”.

Já a coordenação estadual do movimento “O que você tem a ver com a corrupção?” distribuiu e encaminhou cartazes a serem reproduzidos por todos os promotores de Justiça eleitoral, com os dizeres: “Esta família não vende voto! Lei 9.840 – Voto não tem preço, tem consequências”.

O promotor de Justiça José Arteiro Goiano, de Crateús, tem conseguido firmar parcerias com todas as 13 paróquias da Diocese, desde a formação do Comitê 9840. Nesta campanha voltada para as eleições 2012, foram distribuídos dois mil cartazes à população. “Não estamos só entregando, mas também afixando nas portas das casas com boa receptividade das pessoas”, disse o promotor.

Um seminário de combate à corrupção eleitoral será realizado nesta terça-feira (18), às 19h, em Tamboril.

# Texto publicado no Blog do jornalista Eliomar de Lima, do jornal O Povo.