terça-feira, 11 de setembro de 2012

Do Blog Gol, por Ciro Câmara!

Além de tudo, boleiro!

"O falecimento de Airton Monte (foto) vai demorar a ser digerido por quem se importa com a boa literatura, com os detalhes do cotidiano que os grandes cronistas desvendam a cada texto, por quem admira seres demasiado humanos, como o Airton.

Foi a página 2 do caderno Vida & Arte, que continha a coluna dele, a única a rivalizar com a cobertura esportiva para mim, na pessoal e intransferível ordem de leitura diária do jornal O POVO.

Foi por ali que gerações de leitores tornaram-se íntimos de Airton Monte. Conheceram as minúcias do Benfica e Gentilândia, o Clube do Bode, o tempo de Marista, as cervejadas, os cinco minutos guardados dentro de cada cigarro, os almoços de domingo, e penetraram fundo da alma não só da cidade, como do autor e de si mesmos.

Também conheceram o futebol sob a ótica de um ex-jogador amador – tido como bom, pelos que jogaram com ele. Filho do Airton Monte pai, que foi volante do Gentilândia, pesquisador de futebol e louco pela seleção da Argentina; o filho engrossava o coro dos “mistos”, pois torcia para o Fortaleza, e principalmente, o Botafogo. Mas gostava mesmo era do futebol bem jogado.

Terei saudades dos nossos breves, mas enriquecedores, papos sobre a bola. E lanço a campanha para a publicação do livro de Airton Monte “Roleta Russa”, uma novela futebolística que, mesmo concluída, permanece desconhecida do público.

O “Seu Airton” merece. Na verdade, a literatura cearense merece."

# Nota do Blog: Com a morte de Airton Monte perde o jornalismo e a literatura cearense. Ele subiu para a morada de Deus, na última segunda-feira (10), mas ficará guardado em todos os corações de quem admirava o seu trabalho, principalmente como cronista. Descanse em paz, Airton!