terça-feira, 18 de setembro de 2012

É tiroteio para todo lado!

Em época de eleição acontece de um tudo. Os candidatos de imediato começam a formar as suas bancas de advogados para representá-los quando necessário. Aí aparecem todo tipo de denúncia, que vai desde a propaganda irregular a compra de votos.

Em Icó, toda eleição é a mesma ladainha. Várias denúncias são apresentadas e muitas delas não são provadas, daí o desinteresse da Justiça Eleitoral em julgá-las.

O fato mais novo, noticiado com exclusividade pelo Blog do jornalista Macário Batista [www.macariobatista.blogspot.com], nesta terça-feira (18), e que não é tão novo assim, é a falta de julgamento por parte da Justiça Eleitoral de Icó no tocante a suposta violação cometida pela rádio Brasil FM no programa eleitoral do PMDB, que sustenta a coligação do prefeito Marcos Nunes, candidato a reeleição. E ainda a suposta reincidência do caso, em relação a um CD da coligação "Icó cada vez melhor!", que supostamente teria sido quebrado na sede da emissora, durante o fim de semana passado e que, portanto, precisaria de uma nova cópia.

Segundo os advogados, a denúncia já foi feita e até hoje aguarda julgamento. Eles ainda relatam que o Cartório Eleitoral "é todo comandado por funcionários partidário da coligação que fraudou o programa e que por isso nada anda que não seja do interesse do candidato Jaime Júnior e sua candidatura".

Diante de tudo isso, o que não se concebe é fazer um pré-julgamento acerca do trabalho que tão bem vem sendo realizado pela promotoria e pela juíza eleitoral de Icó. O tempo é o inimigo da perfeição e, portanto, é necessário ter calma, que se a denúncia tiver fundamento, ela será julgada na hora certa. Agora, não é sob pressão que a Justiça trabalha. Muito pelo contrário. Todos sabem que o Poder Judiciário é lento e moroso.

O certo, também, é que a rádio Brasil FM é hoje, sem medo de errar, a maior e melhor emissora radiofônica de Icó. É ela que detém a maior audiência no município e região (por sorteio teve o direito de gerar a propaganda eleitoral para as outras duas rádios locais). É nela que diariamente escutamos as reclamações da população. É ela que presta um serviço de utilidade pública, coisa que a concorrente tenta, mas não chega nem perto. Será que é por isso que os adversários piram devido o seu poder de persuasão, sendo responsável por uma sociedade mais crítica e formadora de opinião? Eis a questão!

Contudo, sou daqueles jornalistas que defende abertamente que, todo e qualquer veículo, torne público a sua linha editorial. Hoje, tanto os diretores da Brasil FM, como os da rádio Icó FM, apoiam a candidatura de Jaime Júnior (DEM) a prefeito de Icó, isso não é segredo para ninguém. Já a Papagaio FM, de propriedade da família Nunes, não poderia ter outro destino. Apoia a recandidatura do prefeito Marcos Nunes. Isso é normal no jornalismo e digo isso por experiência própria. O que não quer dizer que estes meios de comunicação não sejam isentos na hora de noticiar informações de postulantes A ou B. Afinal, rádio é concessão pública e a propaganda eleitoral é obrigatória.

Agora, o bom senso pede cautela. Vamos deixar a Justiça se pronunciar sobre este caso envolvendo a coligação situacionista e a rádio Brasil FM. Todos tem o direito a ampla defesa. Portanto, vamos aguardar os fatos na peleja judicial. O que não podemos aceitar é pré-julgamentos antes do tempo.