terça-feira, 18 de setembro de 2012

"Um dia é da caça, o outro é do caçador!"

Do Blog do jornalista Eliomar de Lima, do jornal O POVO, com publicação nesta terça-feira (18): "Ex-prefeito de Icó é condenado por atraso em prestação de contas". Confira abaixo:

"O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação do deputado estadual e ex-prefeito do Município de Icó (CE) Francisco Leite Guimarães Nunes (“Neto Nunes”), pela não prestação de contas, no devido prazo, de recursos públicos federais repassados ao município. Condenado pelo Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), ele recebeu pena de um ano de detenção e tornou-se inabilitado para o exercício de função pública pelo mesmo período.

O MPF havia denunciado Neto Nunes pelo atraso na prestação de contas dos R$ 100 mil que foram repassados pela União ao Município de Icó – por meio do Convênio n° 105/2003 –, destinados à construção de um açude público na localidade de São João dos Matias, para combater a seca na região. Embora o prazo legal tenha se encerrado no dia 23 de janeiro de 2005, as contas só foram prestadas em agosto de 2007, quase três anos depois.

Em sua defesa, Neto Nunes afirmou que a responsabilidade pela prestação de contas não seria sua, e sim da pessoa jurídica do Município de Icó. Além disso, justificou o atraso declarando que o seu sucessor na Prefeitura teria feito de tudo para dificultar o acesso aos documentos indispensáveis para a prestação de contas. No entanto, não apresentou provas – nem mesmo testemunhais – dessa alegação. O MPF e o TRF5 rejeitaram os argumentos do ex-prefeito."

(Ministério Público Federal)

# Em tempo: O sucessor do ex-prefeito Neto Nunes (PMDB) no comando da Prefeitura Municipal de Icó é justamente o ex-prefeito Cardoso Mota (PSB), envolvido em diversos escândalos de corrupção durante a sua gestão. Hoje, são aliados de primeira hora, tentando, juntos, reeleger Marcos Nunes (PMDB) prefeito icoense, irmão do deputado estadual condenado.