quarta-feira, 16 de junho de 2010

Concurso Cultural Musa Iracema 2010 - Os eternos lábios de mel de Iracema


A segunda edição do Concurso Cultural Musa Iracema acontece no dia 02 de julho, às 21 horas, no Restaurante Raízes, localizado no bairro Messejana, de onde saiu a mais importante história do romancista cearense José de Alencar. Para alguns historiadores, Messejana é um termo de origem portuguesa, oriundo de localidades de Portugal, sendo ainda a denominação de um distrito de Lisboa. Justifica-se, a partir de então, a grafia da palavra com SS. Mas, em seu livro "Iracema", o escritor da época do Romantismo, José de Alencar, filho mais ilustre da terra, diz que a palavra Messejana é de origem indígena, com o significado de lagoa ao abandono.
Os lábios da índia Iracema parecem que não perderam o seu brilho e o sabor do mel. Já se passaram 145 anos da mais famosa criação do cearense José de Alencar e ela permanece no imaginário do povo mais do que nunca. As várias estátuas em homenagem à índia espalhadas pela cidade de Fortaleza, sendo a da Lagoa de Messejana, considerada por muitos, a mais bela de todas, não deixa a indígena tabajaras caia em esquecimento. Seja pela obra literária, ou pela mídia de massa que cria personalidades repentinas - caso da cearense ex-BBB Natália Nara, que emprestou seu corpo para modelo da estátua que enfeita a já citada lagoa - a índia dos cabelos mais negros que as asas de uma graúna, como metaforiza o escritor, vai permanecer como um dos mais fortes símbolos das terras alencarinas.
Foi pensando nisso que a empresa Ação Turismo & Eventos realiza com sucesso, o Concurso Cultural Musa Iracema 2010. O evento tem como "principal objetivo a formentação da cultura e da arte na grande Messejana, bairro com forte potencial cultural e turístico". O evento consiste em três fases: coquetel de lançamento, já realizado no dia 06 de maio; pré-seleção realizada no dia 22 de maio, e a grande final, a ocorrer no dia 02 de julho.
Com um público jovem, crítico, formador de opinião, consumidor de produtos e serviços, estimado em aproximadamente 1.200 pessoas. Uma excelente oportunidade de divulgar e firmar a sua marca.
Para este ano, a organização promete realizar uma grande festa. As candidatas são lindíssimas e para animar a noite, a Banda Sexy foi contratada. O júri da mesa principal terá muito trabalho para escolher a Musa Iracema 2010.
Diante mão, agradecemos o convite do supervisor de eventos da empresa Ação Turismo & Eventos, Márcio Lima, para participar da mesa dos jurados. Ficamos muito lisonjeados pelo convite.
Com certeza este evento já nasceu forte e estará sempre no calendário cultural e turístico não só do bairro Messejana, mas de toda Fortaleza. Boa sorte aos organizadores! E muito sucesso também.

SERVIÇO:
Concurso Cultural Musa Iracema 2010
Dia: 02 de julho
Horário: 21 horas
Local: Restaurante Raízes (Rua Barão de Aquiraz, 3191 - Rodovia CE 040, Messejana).
No local, contará ainda com serviços de bar e seguranças.