quinta-feira, 17 de junho de 2010

EU ESTAVA LÁ!

Hoje (17), completa um ano do falecimento do diploma para o exercício da profissão de jornalista. No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a obrigatoriedade do diploma para se exercer a profissão de jornalista. O ministro Gilmar Mendes, então presidente da Suprema Corte, foi o relator da matéria. Dos ministros que estavam presentes à sessão, somente o ministro Marco Aurélio Melo não seguiu o voto do relator.
Com a não aceitação por parte dos jornalistas e, principalmente, por parte da sociedade brasileira, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e os 31 Sindicatos de Jornalistas Profissionais do Brasil começaram uma grande mobilização, reivindicando a volta da exigência de curso superior em Jornalismo para se exercer a profissão. A luta foi tão intensa que chegou no Congresso Nacional, de onde sai as decisões mais importantes do País. Na Câmara dos Deputados, como no Senado Federal, a Proposta de Emenda à Constituição está tramitando, com o objetivo de retomar a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão. No Senado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) já aprovou favoravelmente a proposta em benefício da categoria dos jornalistas. Já na Câmara Federal, o presidente Michel Temer (PMDB), criou uma comissão especial para analisar a PEC. Terminado os procedimentos legais, a PEC segue para o Plenário para ser votada.
Durante junho de 2009 e junho de 2010, a mobilização e a luta dos profissionais jornalistas tem sido muito importante para a categoria e para a sociedade, que precisa e deve ter um jornalismo de qualidade. Para tanto, foi realizada hoje (17), na Praça da Imprensa, em Fortaleza, uma grande manifestação a favor das PECs. Os manifestantes vestiram as camisas "VOTE SIM: PEC DO DIPLOMA". Alguns panfletos, jornais, informativos e a cartilha do jornalista foram distribuídas aos presentes. Jornalistas, representantes sindicais e o deputado federal José Airton Cirilo (PT) usaram da palavra. Mais de 25 estudantes de Jornalismo das Faculdades Cearenses (FAC) estiveram prestigiando o ato.
E no momento da manifestação, o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Nelson Martins (PT), e o líder da prefeita de Fortaleza na Câmara Municipal, vereador Acrísio Sena (PT), usaram as tribunas dos Legislativos Estadual e Municipal para lembrar o primeiro aniversário da derrubada do diploma.

EM TEMPO: O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará realiza entre os dias 27 e 29 de julho, a sua eleição para a nova diretoria (2010/2013). Estão na disputa para presidente, os jornalistas Claylson Martins (Rádio Verdes Mares) e Mozarly Almeida (Diário do Nordeste). Para esta disputa, gostaria de externar a minha torcida para a chapa 1 "Sindicato de Lutas, Conquistas e Esperança", encabeçada pelo jornalista Claylson Martins. Está mais preparado, fez uma ótima escolha na composição de sua diretoria, como também, é a garantia de que teremos pelos próximos três anos, um Sindicato forte e atuante em favor da categoria. Sem contar no fato de que também é a garantia da manutenção das ideias da atual gestão presidida pela jornalista Déborah Lima. Vale ressaltar que foi durante esta administração sindical que o Sindjorce passou a ser mais independente e livre dos desmandos praticados pelos donos das empresas de comunicação. É um Sindicato que não se cala diante do patronato e dos barões da comunicação. Por um Sindicato livre e soberano, vote Chapa 1.