domingo, 6 de junho de 2010

Patas sobre mãos


Por Luan Rocha* (foto) - Texto enviado por ele.

Cães não precisam de carros luxuosos, casas grandes ou de roupas chiques.

Água e alimentos já são o bastante.

Um cachorro não liga se você é rico ou pobre.

Esperto ou não. Inteligente ou não.

Dê o seu coração e ele dará o dele.

De quantas pessoas podemos dizer o mesmo?

Quantas pessoas fazem você se sentir um ser raro, puro e especial?

Quantas pessoas nos fazem sentir…

Extraordinários?

Texto final do filme Marley e Eu

Os cães não sabem, e nem se importam com a sua cor, sua inteligência, eles não se importam com seu nível social, eles olham nos olhos, na porta da alma, no brilho vivo do coração, se apresentam com todo seu anseio pela brincadeira, o estalar das palmas os fazem pular sem pensar, o assovio é percebido por sua audição apurada, e ao chegar á seu coração chega também à hora de correr, latir, rolar, e ser feliz, na lama ou na varanda, na rua ou no interior. Entregue seu íntimo e ele sentirá toda sua harmonia, o rabo balançará inquietantemente manifestando sua simples e real alegria, pelo morder sem dor, esfregando aqueles dentes afiados em nossos dedos, mordendo com sutileza como se faz cócegas em criança, - Nesse momento me pergunto sobre minha racionalidade. Sinto-me incapaz de ser, por essa dádiva e complicada magia do pensar, do existir e ter o poder de ser um animal racional, são limitações...

O Racional é do pensar do raciocínio rápido, e o irracional os cães são do agir, do coração sem nenhuma triagem da razão (...)

Nós medimos como abordar aquele conhecido, que palavras usar, que perguntas fazer, nos calculamos a nossa e a reação do próximo, mas os cães, os irracionais, quando nos conhece, e até sem conhecer, eles se apresentam rápido, chegando com todo seu coração entre as patas oferecendo com o desejo de ter em momentos únicos, sentir o carinho e a afeição nascer ou se multiplicar. - Quero que a minha emoção, meus sentimentos contaminem toda a razão, todo julgar. Quero ser irracional para certas coisas racionais, pois vejo nobreza nessa capacidade de amar, com humildade.

Eles cães choram, eles sentem saudades, eles amam, cantam, e se divertem, eles nascem e tudo que nasce é sagrado, tudo que se deixa vivo no tempo é saudade, e tudo isso é eterno, para corações que podem enxergar neles não o abuso, mas a cumplicidade.

* Luan Rocha é modelo e jogador de futebol, além de ser escritor. Está participando da campanha publicitária do Dia dos Namorados das Lojas Esplanada na TV e é o nosso Kaká cearense. É autor do blog www.luanrocha07.blogspot.com