quarta-feira, 23 de junho de 2010

Luizianne avisa a Cid que sem vagas de vice e Senado o PT rompe com o PSB

"A prefeita Luizianne Lins perdeu a paciência com o governador Cid Gomes. Contida por aliados para não dar declarações antes da hora, Luizianne aguarda calada o retorno de Cid da África do Sul. Com Cid novamente em Fortaleza, a prefeita espera ter um encontro para definir a indicação de seu ex-secretário Valdemir Catanho para vice-governador e do deputado federal José Pimentel ao Senado.

Na reunião do colegiado de quinze partidos na tarde de segunda, 21, a prefeita Luizianne Lins não compareceu. Mandou representante. Só irá a um encontro com o próprio governador Cid Gomes. Mas, a sua ausência não impediu do PT avisar ao deputado estadual Ivo Gomes que o partido exige as duas vagas na chapa de Cid. Quer indicar o vice-governador e o candidato ao Senado. Se o PSB insistir na tese de só ceder um lugar, os petistas garantem que irão romper com a reeleição do governador Cid Gomes e lançar candidato próprio ao Governo do Ceará.

O PT identificou na reunião do colegiado montado por Ivo Gomes e Ciro Gomes para definir a composição da chapa de Cid, uma operação para enquadrar a prefeita Luizianne Lins. Esse movimento não dará certo foi o que disse o deputado federal José Guimarães ao próprio Ivo. Guimarães defendeu o diálogo entre Cid e a prefeita Luizianne Lins.

Cid Gomes resiste a ceder as duas vagas ao PT. Defende que o PT mantenha o lugar de vice-governador e deixe livre a segunda vaga ao Senado. A primeira é do deputado federal Eunício Oliveira. O PT descarta até discutir esse assunto. A candidatura de José Pimentel a senador é irreversível e não há sequer chance de reavaliá-la, admitiu o deputado José Guimarães, um dos petistas mais próximos do governador Cid Gomes.

É nesse clima de tensão que vive a relação política do PSB com o PT no Ceará. O PT está magoado com o senador Inácio Arruda e com o PCdoB. Acusa-os de estarem fazendo o jogo de Cid Gomes contra os petistas. Inácio rebateu afirmando que o PCdoB continua apoiando a candidatura de Dilma Roussef, do PT, mesmo com os petistas tendo retirado o apoio ao nome de Flávio Dino ao Governo do Maranhão.

Ciente do confronto que ameaça provocar o rompimento do PT com o governador Cid Gomes no Ceará, o deputado federal José Guimarães tentou intermediar uma solução política através do presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra. A proposta seria o PT aceitar a candidatura de José Pimentel ao Senado e abrir mão da vaga de vice-governador.

A intenção do deputado José Guimarães é manter a aliança eleitoral do PT com Cid no Ceará. Mas, seu esforço pode se mostrar inútil. Do lado do governador Cid Gomes, há resistências ainda insuperáveis quanto a aceitar a candidatura de José Pimentel ao Senado. Já no PT, a prefeita Luizianne Lins contaminou toda a base petista na defesa das duas vagas pois o PT é o maior partido do Ceará."

Fonte:jornalista Donizete Arruda do Portal Ceará Agora