segunda-feira, 7 de junho de 2010

Conjuntura Política por Voltaire Farias Xavier

A cada dia que passa, mais se aproxima o início da campanha eleitoral desse ano. Na disputa, estarão em jogo os cargos de presidente da República, a maior autoridade do País, de governador de Estado, duas vagas para senador da República, deputados federais e estaduais. Será a primeira eleição após a redemocratização do Brasil sem a presença do presidente Lula. Ele disputou em 1989, 1994, 1998, 2002 e 2006, sendo vencedor nas duas últimas eleições.
Para presidente, a polarização girará em torno dos pré-candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Será o confronto dos projetos e ideologias de Lula e de Fernando Henrique Cardoso. Será que vamos ter uma eleição plebiscitária para o Palácio do Planalto? Nesses próximos três meses teremos esta resposta.
Em nível estadual, o governador Cid Gomes (PSB) caminhará tranquilo em busca de sua reeleição. Praticamente não tem adversário até o momento. O ex-governador Lúcio Alcântara (PR) é uma possibilidade, mas ainda não temos nada de concreto. Se acontecer de termos essa segunda candidatura, só quem ganha é o eleitor do Ceará. Se positivo, teremos a reedição da eleição governamental de 2006. Sendo assim, Cid terá preocupação durante toda a campanha. O republicano é bem aceito no Interior e tem livre trânsito entre algumas lideranças políticas.
A eleição para o Senado Federal será a mais empolgante aqui no Estado. Três importantes lideranças disputam a vaga. Tasso Jereissati (PSDB) tenta a reeleição, e os deputados federais Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT) buscam consolidarem as suas candidaturas. Não será nada fácil para os três. E dos três, só quem sai perdendo com estas três candidaturas é Eunício Oliveira. Explicamos por quê!
Tasso é muito aceito no Interior e tem prestígio junto ao seu partido, além de muita história para contar. Não é à toa que foi governador por três gestões. José Pimentel foi ministro da Previdência e fez um ótimo trabalho no cargo. Tem o apoio do maior político vivo do Brasil, que é o presidente Lula. E na capital, não tem pra onde correr. Fortaleza historicamente é uma cidade petista e é comandada pela prefeita Luizianne Lins (PT). O objetivo dos petistas é afastar de vez o senador Tasso Jereissati do Senado e poder eleitoral para isso eles têm de sobra. Já Eunício Oliveira, lá das Lavras da Mangabeira, o que tem a seu favor? Algumas lideranças políticas do Interior, como prefeitos e deputados, o apoio do governador Cid Gomes, e de seu partido. Mas não tem o maior de todos estes apoios. Qual? o apoio popular dos cearenses. É por isso que quer fazer uma dobradinha com o senador Tasso Jereissati, como se este fosse a salvação de sua candidatura.
Esta história até o dia 30 de junho ainda promete esquentar. É aguardar para conferir...
Em breve, um artigo sobre as eleições proporcionais e seus desdobramentos. Não perca, cenas dos próximos bastidores eleitorais e eleitoreiros.