quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Vereadores sonham com as cadeiras da Assembleia Legislativa


Um ano depois de serem eleitos, vereadores cearenses já se articulam para dar um salto maior na carreira e planejam voos mais altos em 2010. Amparados na legislação, que lhes permite disputar sem ter que deixar o cargo conquistado com o apoio dos eleitores, o sonho é chegar, no pleito vindouro, à Assembleia Legislativa ou ao Congresso Nacional. Pelo menos quatro parlamentares já sinalizaram esta pretensão e irão concorrer nas eleições de outubro próximo aos cargos de deputado (estadual ou federal) e, inclusive, ao Governo do Estado, como no caso do vereador João Alfredo (PSol), que tem seu nome cotado para as duas esferas políticas.
Na fila pela ascensão, veteranos e novatos têm o discurso na ponta da língua: querem ampliar a atuação levando suas propostas para o âmbito estadual ou federal. Entre os vereadores que planejam uma das cadeiras da Assembleia Legislativa está Roberto Mesquita (PV), que vê nesta oportunidade uma forma de colaborar nas soluções das dificuldades da cidade. “Será uma tarefa difícil”, classificou. Mesquita admitiu que sua pouca experiência política pode dificultar esta nova pretensão. Porém, acredita que o povo cearense almeja renovar os quadros da atual AL. Analisando como silenciosa as avaliações dos parlamentares, principalmente no que diz respeito aos problemas do Estado.

Voz no silêncio

Mesquita avalia que esta calmaria só acabará com uma renovação. Lembrando que o deputado Heitor Ferrer (PDT) é a “única” voz de clamor pela sociedade. Ele acrescentou ainda que isso não é bom para os debates da Casa. “Isso nos leva a acreditar que o povo deseja mudança”, acredita. Adicionando que tucanos e petistas são adversários históricos, mas na AL fazem sustentação ao Governo do Estado ao qual ele classifica de grandioso e forte, levando, portanto, os deputados a conviverem em harmonia.

Expectativa

João Alfredo é um caso à parte. Ele tem seu nome cotado para a disputa ao Governo do Estado, ou uma das vagas da AL ou do Congresso. Porém não antecipou sua pretensão, afirmando que irá agradar a decisão do PSOL sobre o seu destino. Entretanto, adiantou que tudo sobre eleição será decidido em uma convenção a ser realizada em março próximo. O socialista antecipou, inclusive, que o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e o Partido Comunista Brasileiro (PCB) estarão unidos no sufrágio vindouro.

E mais

De olho em uma das cadeiras da AL, o vereador Guilherme Sampaio (PT) pretende também entrar na disputa. O petista praticará dobradinha com o então deputado estadual Artur Bruno (PT) – amigo de legenda, que disputará uma vaga no Congresso Nacional.
Outro que pretende ampliar a atuação para o nível estadual e promete esquentar a briga por uma das vagas da AL é o vereador Vitor Valim. O humanista exerce seu primeiro mandato em sua vida parlamentar.