terça-feira, 26 de janeiro de 2010

PSB é pressionado a abrir mão de candidato


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (foto) desembarca amanhã em Pernambuco, onde cumpre agenda de inaugurações e compromissos políticos. Lula também vai conversar com o governador Eduardo Campos (PE), presidente nacional do PSB, sobre a candidatura da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), e as chances de Ciro Gomes (PSB-CE) abrir mão de sair como candidato pelo partido aliado. O ex-governador do Ceará estava de férias no exterior e também é esperado para o encontro.
Ciro Gomes é o terceiro colocado no principal cenário da mais recente pesquisa Datafolha de intenção de voto para o Palácio do Planalto. Lula quer tirá-lo da corrida à presidência da República, deixando a sucessão polarizada entre José Serra e Dilma Roussef.

DECISÃO

A princípio, Ciro Gomes teria até março para decidir seu caminho. Mas a definição precisa ser apressada. O presidente Lula ofereceu ao socialista a candidatura ao governo do estado de São Paulo, onde atualmente é seu domicílio eleitoral, em troca da abertura dos caminhos para Dilma. Caso não aceite a proposta, Ciro poderia ainda ganhar um cargo na campanha de Dilma ou no futuro governo. “Se Ciro quiser ser candidato em São Paulo, hoje a maioria do partido o apóia. Se quiser qualquer função na campanha da Dilma também temos abertura”, avaliou o deputado Ricardo Berzoini (SP), presidente nacional do PT. O plano C para a candidatura do PT em SP, caso Ciro não encare o desafio, ficaria entre o senador Aloizio Mercadante (SP) e a ex-prefeita Marta Suplicy.

CID QUER CIRO PRESIDENTE

O governador Cid Gomes (PSB) tem divulgado constantemente que seu irmão Ciro Gomes (PSB) mantém de pé seu projeto de concorrer à presidência da República. De acordo com Cid, “no cenário sem Ciro, as pesquisas mostram que a maioria dos votos migram para [tucano] José Serra”. Isso indica, segundo Cid, um risco desnecessário o governo lançar somente uma candidatura.