terça-feira, 19 de janeiro de 2010

"Blitz" na Praia do Futuro contra a exploração sexual


Os hotéis, pousadas, barracas, motéis e restaurantes da Praia do Futuro serão alvos, no próximo sábado, 23, da “Blitz da Cidadania”, promovida pala Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda da Câmara Municipal de Fortaleza. A atividade chega à sexta edição e já percorreu outros pontos turísticos estratégicos do litoral da capital cearense. O objetivo é realizar um trabalho preventivo contra a exploração sexual de crianças e adolescentes junto a estabelecimentos diretamente ligados às articulações turísticas.
Na condição de participantes da “blitz”, estão todos os vereadores da comissão, assim como de outros colegiados ligados à defesa da criança e do adolescente. Representantes de entidades como o Cedeca e dos Conselhos Tutelares também estão envolvidos na movimentação.

PERIGO

Para o primeiro vice-presidente da Câmara, vereador José do Carmo (PSL), “essa é, talvez uma das atividades mais importantes da Casa que, através dos seus representantes, entra nessa luta contra os crescentes perigos a que estão expostas as crianças e os adolescentes de Fortaleza”. Segundo o vereador Paulo Facó (PRTB), foi mais do que oportuna a escolha da Praia do Futuro para essa sexta edição da “Blitz da Cidadania”, pois trata-se do espaço com a maior concentração de turistas e banhistas em geral, terreno apropriado para o agenciamento e exploração de crianças para o turismo sexual. A “blitz” começa às 9h, a partir da Barraca Marulho, no início da Praia do Futuro. Das atividades previstas, a principal será conversar com donos e gerentes de estabelecimentos, cujos trabalhos estejam ligados ao lazer e turismo, alertando-os para a gravidade do crime que é a exploração sexual de crianças e de adolescentes.