quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

IPHAN e Ministério da Cultura implantarão cineclubes em cidades históricas. Icó será beneficiada


Notícia positiva para o município de Icó. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura (MinC) irão implantar cineclubes com sala de exibição digital em 28 cidades históricas brsileiras, entre as quais a cidade de Icó, além de Aracati e Sobral, no Ceará.
Esta parceria foi assinada em dezembro de 2009 e divulgada pela Assessoria de Comunicação do IPHAN. A meta é de que, ainda em 2010, o projeto seja ampliado para mais cidades. O objetivo é a promoção da cultura cinematográfica levando a experiência do cinema até em locais que ainda não existem salas, como em Fernando de Noronha.

ICÓ - As salas serão instaladas em espaços geridos pelo Iphan ou pelas prefeituras, secretarias de cultura locais ou sociedade civil, em parceria com o Iphan. O acompanhamento do projeto será feito pela Secretaria do Audiovisual que forneceu os equipamentos e os filmes da Programadora Brasil com um representativo catálogo do cinema nacional. Em Icó, as exibições acontecerão no Teatro da Ribeira dos Icós, espaço que ainda se encontra ocioso ante a capacidade potencial. As películas serão apresentadas semanalmente e começam agora em fevereiro de 2010, com entrada franca. Logo após a exibição dos filmes estão previstos debates e outras atividades, para estimular a reflexão e um convite à participação da população.
* Texto publicado no site Icó é Notícia.