quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Secretários do governo deixam a administração em abril

Os deputados estaduais eleitos em 2006 que se licenciaram para assumir secretarias do governo Cid Gomes, devem deixar a administração estadual até o dia 2 de abril. Esta é a data limite para sair do governo e voltar à Assembléia Legislativa sem prejuízos às candidaturas. Assim, o chefe do gabinete do governador, Ivo Gomes (PSB); o secretário da Saúde, João Ananias (PCdoB); o da Fazenda, Mauro Filho (PSB); e da Justiça, Marcos Cals (PSDB) vão entregar os cargos. O governo ainda não anunciou, mas é esperado que os secretários adjuntos assumam o posto. Somente João Ananias e Marcos Cals deram um retorno. O primeiro vai se candidatar a deputado federal. A expectativa é de muitos afazeres junto com seu partido, PCdoB. “Vamos fazer um grande trabalho com propostas de alto nível”, prometeu.
BALANÇO
Sobre sua gestão como secretário da Saúde, João Ananias a avaliou como positiva. “O governo decidiu investir maciçamente: 377% há mais nesses três anos. A construção de policlínicas, 40 milhões destinados às unidades básicas de saúde, o investimento em hospitais terciários, reformas em hospitais polos, o record em transplantes, foram citados por Ananias. Porém, este ressaltou que ainda existem muitos problemas, pois a demanda é muito grande, principalmente pelo advento da violência no trânsito e física.
A proposta ainda para essa administração frente à Secretaria da Saúde é de adquirir o hospital Dr. Boghos. De acordo com João Ananias, está em processo de aguardo que o Ministério de Saúde publique uma portaria estabelecendo o recurso do custeio. “Será 50% do Governo Federal, 25% do Governo Estadual e os outros 25% divididos entre os municípios da região metropolitana”, concluiu.
Marcos Cals concorrerá à reeleição para deputado estadual. “Toda eleição tem uma característica diferente. Essa será marcada por muito trabalho”, afirmou. Ele avaliou sua administração frente à secretaria da Justiça como uma tarefa difícil, mas que esta ficará estruturada para seu sucessor.